Eficiência de programas educacionais reduz índices de evasão e repetência na rede municipal
No mesmo período, também foi registrada uma elevação no índice de aprovação que saiu de 54%, saltando para 60,9%. “Isto é resultado da prioridade destinada à educação durante a atual administração, priorizando a qualidade no ensino fundamental”, avalia a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.
Segundo ela, aliado a isso, todo um esforço vem sendo feito para promover a valorização do magistério que, em Aracaju, pode ser considerado um dos mais avançados do país. “Além da Gestão Democrática, que é uma conquista histórica para o município de Aracaju, já estamos desenvolvendo a elaboração do Plano Municipal de Educação, que definirá os rumos que a educação de Aracaju tomará nos próximos 10 anos”, afirmou.
PLANO PARTICIPATIVO
Segundo a secretária de Educação, em outra ação pioneira, a elaboração do plano prevê a ampla participação da sociedade civil através de representantes de diversas instituições eleitos democraticamente para acompanhar a construção do plano num processo aberto e participativo. Nesse sentido, já no próximo dia 11, sexta-feira, todas as escolas municipais vão parar para discutir o plano com as respectivas comunidades.
“Além disso, vamos permitir que os próprios cidadãos participem diretamente dando sugestões através do portal da Educação www.aracaju.se.gov.br/educacao ou ligando para o 3179-1577, no período de 21 a 30 de novembro”, explicou Tereza Cristina. Em seguida, será realizado o trabalho de sistematização da comissão executiva e das comissões temáticas, com a previsão para que as plenárias finais ocorram no início do mês de fevereiro de 2006.
FUNDAMENTAL PARA SEIS ANOS
A secretária adiantou ainda que estudos já estão sendo efetuados para a implantação do Ensino Fundamental voltado às crianças com seis anos de idade, se adequando a um decreto presidencial que institui essa novidade. “Isso fará com que a criança comece a ser alfabetizada na escola pública aos seis anos, acabando com a distinção verificada anteriormente em que esse método só era disponível nas escolas privadas e oferecendo uma importante vantagem comparativa para todo o ensino fundamental”, explicou, ao enfatizar que essa nova modalidade será implementada em caráter experimental já em 2006.
Outro aspecto relacionado pela secretária Tereza Cristina refere-se à inclusão das creches no sistema municipal de ensino que, embora não sejam por determinação constitucional atribuição do município, já estão sendo administradas através de um novo método, deixando a característica de uma mera casa de assistência e passando a funcionar como etapa da educação infantil.
“Nós oferecemos o que há de melhor às 710 crianças assistidas atualmente em termos materiais e na capacitação dos profissionais envolvidos. Todos os educadores assistentes são de nível médio possuindo curso Normal. Só não estamos mais avançados porque incorporamos as creches a partir do final de 2003 e muitas necessitam de alterações em suas estruturas físicas”, resumiu a secretária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Eficiência de programas educacionais reduz índices de evasão e repetência na rede municipal – Fotos: Silvio Rocha