Edvaldo Nogueira presencia lançamento de dois novos livros na área da Educação
O lançamento dos títulos aconteceu durante a abertura da 9ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes (Sempesq), no Teatro Tiradentes. O evento traz como tema central deste ano ´Educação e Desenvolvimento Humano´. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, os novos volumes vêm enriquecer o universo acadêmico e são de grande importância para o âmbito da pesquisa em Educação.
“O homem só é ser humano porque tem algo diferente dos outros animais, que é o intelecto. E o intelecto precisa de alimento e nós o alimentamos com a educação e a cultura. Então, toda vez que um livro é lançado, estamos contribuindo para melhorar a natureza humana. Acho fundamental os trabalhos da professora Ester e do professor Jorge. Um nos dá um perfil de intelectuais importantes na área da Educação e, no caso da professora Ester, faz uma pesquisa histórica sobre a Educação, mostrando como é importante educar e formar para que a gente possa pensar em um país melhor, mais igual e mais desenvolvido”, pontuou Edvaldo Nogueira.
Os títulos
O livro ´ Intelectuais da Educação: Sílvio Romero, José Calazans e outros autores´, do professor Dr. Jorge Carvalho do Nascimento, é um conjunto de trabalhos de sua autoria que juntos fazem uma historiografia da educação, analisando as trajetórias de personagens ilustres e outros não tão conhecidos, em diversos períodos históricos e abordando diferentes temas.
Já o trabalho da professora Drª Ester Fraga, ´Educar, Curar, Salvar: uma ilha de civilização do Brasil Tropical´, é resultado de sua tese de doutoramento, na qual constatou uma forte presença de recursos humanos e financeiros no períodos de 1870 a 1970 no interior no Brasil.
“Essa foi feita para localizar a primeira escola protestante de Sergipe, que foi a Escola Americana em Laranjeiras em1886. A partir daí eu descobri um grande projeto dos presbiterianos norte-americanos para o Brasil, que entrou no Brasil e se instalou principalmente na chapada diamantina, na Bahia. E a partir dali eles organizaram escolas e hospitais – Educar, Curar e salvar as igrejas. Então era um modelo norte-americano baseado no tripé educação, religião e saúde”, explicou a professora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]