[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Antes de retornar à capital sergipana, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da 23ª reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), na tarde de ontem, terça-feira, em Brasília. Na ocasião, o governador Marcelo Déda proferiu palestra sobre os esforços do Governo do Estado para a promoção da inclusão social através da garantia dos direitos dos cidadãos e da melhor distribuição de renda.

A reunião, da qual participaram empresários brasileiros e estrangeiros, além de representantes do Governo do Estado, foi presidida pelo presidente do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter. A eles, Déda falou sobre as experiências do planejamento participativo em Sergipe, iniciado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP).

As ações da PMA serviram de modelo para o Governo do Estado, que lançou, este ano, o Planejamento de Desenvolvimento Territorial Participativo. A idéia é realizar conferências em todo o Estado para que a população possa indicar suas necessidades e dar sugestões à administração estadual. Através dessa iniciativa, o Governo pretende promover a inclusão social abrindo espaço para o protagonismo dos cidadãos, tal qual tem feito de forma pioneira a Prefeitura de Aracaju.

“Acreditamos que administrar em parceria com a população é a melhor forma de acabar com a exclusão. Todos saem ganhando: tanto a população, que contribui indicando como ela acha que os recursos devem ser aplicados, quanto a administração, que passa a acertar e atender, de fato, os interesses públicos”, comentou Edvaldo.

Para ele, o reconhecimento da gestão participativa, moderna e inclusiva adotada pela Prefeitura tem sido um indicativo da aprovação de todos. “É bom ver que nossa experiência está servindo de modelo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de outros municípios e sendo reconhecida pelo poder público e também pela iniciativa privada”, concluiu.

MBC

O Movimento Brasil Competitivo foi criado em 2001 com a missão contribuir para a melhoria da competitividade das organizações privadas e da qualidade e produtividade das organizações públicas, de maneira sustentável. Congregando representantes do setor empresarial, do governo e das chamadas ´partes interessadas´ (entidades de classe, sindicatos, associações, organizações não governamentais, universidades etc.), o MBC se converteu em um grande fórum de debates e de estruturação de políticas estratégicas na direção da competitividade nacional. O Movimento busca a convergência de interesses e de ação entre a sociedade, as empresas e o governo. O objetivo final é promover o desenvolvimento econômico e social do país, por meio da execução de projetos voltados à elevação da qualidade de vida da população brasileira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.