Edvaldo Nogueira participa de programação alusiva ao Dia do Gari
Antes do café da manhã, os trabalhadores participaram de uma aula de ginástica. Em seguida, eles receberam os agradecimentos do prefeito. “Hoje é o dia de aplaudir vocês, que são os funcionários ´nota 10´ da Prefeitura de Aracaju. Vocês limpam, cuidam e fazem com que a cidade fique mais bonita, mais agradável. Todos aqui trabalham muito, não medem esforços para garantir a limpeza pública. E o resultado está aí. Aracaju é conhecida como uma das cidades mais limpas do Brasil. E vocês são os grandes responsáveis por isso”, reconheceu Edvaldo Nogueira.
Depois de entregar brindes, como DVD´s e ventiladores, a garis e margaridas mais produtivos e com mais tempo de serviço, o prefeito cumprimentou todos os homenageados. O trio pé-de-serra animou os participantes. “Estou adorando essa festa. Acho que a gente merece. Nosso trabalho é muito difícil, mas compensa quando a gente vê tudo limpinho, em ordem”, disse o gari Manoel Carvalho, que está na profissão há seis anos.
O Dia do Gari foi inserido no calendário de comemorações oficiais de Aracaju em janeiro de 2004, através da lei municipal número 3150. A partir daí, a Emsurb, todos os anos, vem organizando eventos alusivos à data, sempre em parceria com a Torre. Segundo o gerente de contratos da empresa terceirizada, José Carlos Dias da Silva, este ano a festa foi ainda maior e a participação dos homenageados superou as expectativas.
Reconhecimento
“A administração municipal tinha que prestar uma homenagem a esses trabalhadores que executam os serviços de limpeza da cidade e de ornamentação de jardins, praças, avenidas e canteiros centrais, serviços estes aprovados por 91% da população. Essa aceitação é um orgulho muito grande para a gente e por isso nosso reconhecimento, gratidão e respeito aos garis e margaridas de Aracaju”, destacou o presidente da Emsurb, Moacir Santana, lembrando o esforço dos funcionários para garantir o bem-estar da coletividade.
Segundo o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Roberto Gomes, apesar de muitas vezes serem trabalhadores anônimos, os garis e margaridas, coordenados pela Prefeitura, executam um trabalho essencial e grandioso, que cobre 100% da capital. Por mês são recolhidas 11 mil toneladas de lixo e cerca de 3 mil quilômetros de ruas e avenidas são varridos. Os serviços são feitos durante o dia e também à noite. “Nossos colaboradores merecem ser prestigiados. E dá pra ver que eles estão muito felizes nesse dia”, observou o gerente da Torre.
Cartilha
Durante a programação, assistentes sociais da Emsurb entregaram uma cartilha preparada pelo órgão e voltada para o auxílio de garis e margaridas dependentes do álcool. Intitulado ´Força e vontade para uma nova vida´, o material foi elaborado a partir de um levantamento que constatou um número significativo de funcionários com problemas relacionados ao alcoolismo.
A partir dessa observação, foi criado, em 2002, um grupo de apoio para auxiliar e melhorar a vida dos funcionários. A cartilha contém informações sobre o alcoolismo e serve de guia para aqueles que querem procurar ajuda. O lançamento oficial será amanhã, ao meio-dia, durante almoço na sede da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]