[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, irá realizar por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) uma grande campanha que pretende ampliar a cidadania na capital. Inicialmente a ação terá um fim educativo, para conscientizar a população, mas posteriormente usará de medidas duras para punir os motoristas que estacionam seus veículos nas calçadas, obstruindo a passagem dos pedestres.

O anúncio aconteceu ontem, quarta-feira, durante ato com a participação dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), que é o público mais prejudicado pela falta de acessibilidade nas calçadas. “O que está acontecendo em Aracaju é uma coisa impressionante e eu vou precisar do apoio de vocês para essa campanha, que no começo será educativa, mas depois eu vou tomar medidas mais duras quanto aos carros que estão tomando o lugar dos pedestres nas calçadas de Aracaju”, alertou o prefeito.

Edvaldo Nogueira adiantou também que, juntamente com o superintendente Antônio Samarone, está estudando a melhor maneira para executar essa campanha nos próximos meses. “Meu plano é acabar, nesses dois anos, com os carros nas calçadas. Lugar de carro é na rua, não na calçada. Sei que eu vou comprar uma briga muito grande, mas eu vou fazer. Do meu jeito, sem arrogância, sem confusão, com calma, com tranqüilidade”, acrescentou o prefeito.

O prefeito também informou que a SMTT já está autorizada a instalar os primeiros semáforos sonorizados na cidade. “Vamos começar colocando os sinais sonoros pelo menos nos trechos mais importantes da cidade. Nós vamos gastar um pouquinho mais, mas vamos colocar esses sinais em funcionamento em Aracaju”, disse Edvaldo Nogueira, ressaltando que a Prefeitura irá aprofundar as conquistas em favor dos PNEs.

Direitos adquiridos

A Prefeitura de Aracaju nos últimos anos tem realizado importantes ações para incluir socialmente todos os portadores de deficiências, sejam elas motoras, auditivas, visuais ou mentais. Demonstração disso pode ser visto nos terminais de integração construídos ou reformados, que são dotados de informações em braille, piso tátil e banheiros adaptados.

Bem como no trabalho executados nos Centros de Apoio Psicossociais (Caps) e os cursos profissionalizantes voltados para esse público realizados na Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O programa ´Atende´ é outro exemplo a ser citado, com duas vans adaptadas que realizam uma média de 50 atendimentos por mês para cadeirantes através do transporte agendado totalmente gratuito.

“Nós já avançamos um bocado, mas temos muita coisa ainda para fazer. Reconheço isso e sei que não vou poder fazer tudo, mas vou me esforçar para nesses dois anos fazer tudo o que eu puder. Vamos começar um novo tempo na relação entre os deficientes e a Prefeitura de Aracaju, continuando aquilo que nós fizemos de bom e tentar acelerar ao máximo as ações para que todos os portadores de necessidades especiais possam ter em Aracaju uma cidade que cuide bem, que inclua e toque igual a todos”, comentou, pedindo engajamento da população nesta batalha.

Veja mais…

Prefeito entrega primeiras carteiras de passe livre a portadores de necessidades especiais[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.