[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Discutir democraticamente com a sociedade os rumos da política de saúde da capital sergipana. Com esse objetivo, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira abriu solenemente a VIII Conferência Municipal de Saúde, na noite de ontem, quinta-feira, no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento reunirá gestores, funcionários e usuários do sistema em debates que seguem até sábado.

A solenidade, que teve a execução do Hino Nacional realizada pela Orquestra Sanfônica de Aracaju, contou também com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos; do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho; do presidente do Conselho Municipal de Saúde; Régis Barbosa; do promotor de Justiça, Rone Almeida e do vereador Francisco dos Santos, representando a Câmara Municipal de Aracaju.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a Conferência como um importante instrumento na buscar de melhorias no serviço prestado à população. Ele apresentou dados que apontam avanços na qualidade nos últimos anos e justificou que eles eram necessários para nortear as discussões em busca de novos avanços. Para o prefeito os problemas devem ser encarados com esse compromisso.

“Nós estamos vivendo um momento privilegiado em que os cidadãos estão sendo chamados para discutir, debater, criticar, mas no sentido de que a gente possa melhorar o sistema de saúde da cidade. Mostrem o que está errado, essa é a hora de fazer um apanhado, do cidadão de todas as partes de Aracaju se colocar de maneira igualitária para buscar resolver os problemas que ainda existem”, disse o prefeito aos participantes.

Para o secretário Marcos Ramos, a conferência é um momento de avaliação muito importante para política municipal de saúde. “De acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, o SUS, vamos discutir a saúde no município, vamos renovar o Conselho Municipal de Saúde e eleger os delegados que participarão da 4ª Conferência Estadual de Saúde. Estamos em processo evolutivo de construção do nosso SUS, temos avançado, mas ainda temos muito o que fazer e a responsabilidade de construir um sistema ideal é de todos”, declarou.

Após a abertura solene, foi exibido um vídeo mostrando as etapas preparatórias para esse evento, que foram as pré-conferências realizadas nas unidades de saúde da família. Em seguida o médico sanitarista, Gilson Carvalho iniciou a palestra da noite, tem da 8ª Conferência: ´Saúde e Qualidade de Vida: construindo a cidadania´. Ao final da programação da noite, foi servido um coquetel aos presentes.

A Conferência teve a participação ainda do representante dos servidores no Conselho Municipal de Saúde, Marcos Santana e da representante dos usuários, Ivânia Pereira da Silva. Estiveram presentes também o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe, José Menezes; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), além dos secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Jeferson Passos (Finanças), Valmor Bezerra (Obras e Urbanização), Rosária Rabelo (Assistência Social e Cidadania), Lucimara Passos (Cultura, Turismo e Esporte), Carlos Magno (Trabalho e Renda), coronel Magno Silvestre (Guarda), Luciano Pimentel (Planejamento) e Rômulo Rodrigues (Participação Popular).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.