Edvaldo e Déda visitam obras do viaduto do DIA que já estão 80% concluídas
A convite do prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Marcelo Déda esteve na manhã do último sábado, dia 24, no canteiro de obras do viaduto Jornalista Carvalho Déda, no Distrito Industrial, onde pôde constatar que o mesmo está cerca de 80% concluído. Hoje, segunda-feira, serão iniciados os trabalhos de iluminação, paisagismo e drenagem da maior obra de infra-estrutura viária da história da capital. Mais de 90% da parte de concreto já está pronta e a expectativa é que esse serviço seja concluído no próximo dia 5 de dezembro.
Como as equipes estão trabalhando em ritmo acelerado, 24 horas por dia – incluindo finais de semana e feriado -, o prefeito acredita que, se não houver nenhum contratempo, o viaduto será entregue à população até o mês de janeiro. "A parte de engenharia fica pronta em dezembro e faltarão apenas detalhes complementares. Todo o transtorno está valendo a pena, porque essa será uma obra que vai mudar a face da cidade rumo ao futuro e à expansão da Zona Sul. Além de desafogar o trânsito, interligará Aracaju de Norte a Sul, Leste a Oeste", ressaltou.
De acordo Edvaldo Nogueira, o Terminal do Dia será reformado em breve e está em fase de estudo a elaboração do projeto para a construção de outro terminal, provavelmente na interligação entre o conjunto Orlando Dantas e o início do bairro Santa Maria. A proposta ainda será submetida ao parecer dos técnicos em engenharia de tráfego do município. Outro projeto em andamento é o novo terminal do mercado, em paralelo com a construção da ponte do Rio do Sal.
O governador Marcelo Déda aproveitou a oportunidade para comentar algumas das obras fundamentais tocadas pela sua administração, como a ponte da Caueira. Déda informou que agora em dezembro será assinado um consórcio entre Sergipe e Alagoas para estudar os investimentos estratégicos ao aproveitamento das potencialidades turísticas da foz do Rio São Francisco. "Essa é uma das regiões mais belas do Brasil. Com isso, vamos mudar a face do turismo nordestino", apontou.
Reta final
Segundo o diretor de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Antônio Vasconcelos, para a conclusão do viaduto faltam apenas o complemento da pavimentação do entorno e a construção das seis rampas de acesso, sendo que cinco já foram iniciadas.
Para se ter idéia da importância da obra, a estimativa é que circulem por dia cerca de 30 mil veículos no local. "Iremos desafogar o trânsito da região e modernizar Aracaju. Além da funcionalidade, o viaduto tem uma importância arquitetônica fundamental e será um verdadeiro cartão-postal da cidade", informa o presidente da Emurb, Valmor Barbosa.
A comitiva percorreu as alças, a ciclovia, o estacionamento e toda a extensão do concreto, acompanhada também pelo engenheiro da Construtora Celi, Diogo Martins, que tirava dúvidas e esclarecia detalhes técnicos, juntamente com a equipe da Emurb.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]