Educadores participam de mais uma etapa do curso Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
Através de dinâmicas de grupo e palestras ministradas pelo especialista em Educação Inclusiva, Osmário Figueiredo, os educadores conheceram alguns critérios para manter estreito o relacionamento com portadores de autismo, deficiência mental, deficiência múltipla e Síndrome de Down.
“O ambiente escolar deve corresponder ao processo evolutivo da criança portadora de deficiência, no qual o educador deverá aplicar um comportamento específico para cada necessidade. Os autistas, por exemplo, jamais devem ser tocados numa circunstância em que estiverem chorando”, explicou o especialista.
As alterações no comportamento adaptativo dos PNEE como gritos constantes, choros e gargalhadas sem causa aparente, além de agressões dirigidas aos colegas ou até mesmo aos professores, também foram destaque na palestra desta manhã. De acordo com a professora Vânia Cristina Vasconcelos, da Escola Municipal de Ensino Infantil Raquel Cortes Rollemberg, antes do curso foram encontradas dificuldades entre os professores da unidade para inserir o aluno portador de deficiência auditiva, Jônata Santos da Silva, de apenas 5 anos, no convívio escolar.
“Ouvindo depoimentos diversos sobre situações semelhantes às presenciadas na escola Raquel Cortes, entendo que realmente é necessário vivenciarmos momentos como este, para aprender coletivamente como lidar com os PNEE”, declarou Vânia Cristina.
O programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” vem capacitando desde o ano passado diversos educadores da capital e de municípios que fazem parte da sua área de abrangência enquanto pólo, a exemplo de Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana e Ribeirópoles. A nova etapa da capacitação finalizada hoje será reiniciada no dia 24 de outubro, acontecendo até o dia 28 de outubro. O curso terá a duração de 20 horas e acontecerá no Hotel Jatobá, localizado na orla de Atalaia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Educadores participam de mais uma etapa do curso Educação Inclusiva: Direito à Diversidade – Fotos: Ascom/Semed