Educadores municipais são capacitados através do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
De acordo com a coordenadora de projetos sócio-educativos da Secretaria Municipal da
Educação (Semed), Fátima Maynard, a iniciativa propõe a sensibilização dos educadores quanto aos riscos das DST/Aids em meio aos estudantes, da gravidez precoce e do uso de drogas. “A disciplina sexual deve ser estimulada na escola, espaço em que os jovens e adolescentes abordam assuntos com o auxílio dos profissionais adequados e com maior naturalidade, já que estão entre colegas da mesma faixa etária”, ressaltou.
Durante a capacitação os educadores foram divididos em dois grupos, que estão recebendo palestras e participando de oficinas sob a orientação dos coordenadores do Programa DST/Aids no Estado e no Município, Almir Santana e José Eudes, respectivamente. A partir da abordagem das referidas temáticas, os participantes realizarão o planejamento das ações a serem executadas nas unidades escolares, priorizando a realidade social de cada região.
“É grande a massificação de informações erradas quanto ao uso de determinadas medicações ou métodos contraceptivos, daí a necessidade de um maior envolvimento entre os profissionais da Saúde e da Educação, visando o bem-estar de famílias e casais”, destacou Almir Santana.
Abrangência
Iniciado em 2004, o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas abrange atualmente 27 escolas da rede municipal da Educação, além de estar presente em outros municípios sergipanos, como São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Inclui também 37 escolas estaduais e uma unidade Agrotécnica Federal.
Reconhecida entre as demais unidades como referência no trabalho de conscientização junto ao “Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria, apresentará toda a proposta de trabalho desenvolvida no ano passado durante o IX EDUCAIDS, que acontece na cidade de Guarulhos/SP, nos dias 16, 17 e 19 de junho. O evento está sendo organizado pela Ong APTA em parceria com o MEC e a Unesco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Educadores municipais são capacitados através do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – Fotos: Walter Martins