[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Reunidos no teatro da Universidade Tiradentes/Campus I, localizado na rua Simão Dias, Centro da capital, educadores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram durante todo o dia de hoje, 6, do Seminário de Conclusão do Programa Horas de Estudo deste ano letivo, cujo tema estabelecido foi “O Ensino Fundamental de nove anos e os desafios de aprendizagem na escola”. O programa, que foi implantado na Rede Municipal na década de 80, tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre o professorado, para que novas práticas pedagógicas sejam aperfeiçoadas e aplicadas nas instituições de ensino.

De acordo a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que deu início à programação no turno da manhã, o seminário reflete o desempenho positivo dos profissionais inseridos nas Horas de Estudo, cujo resultado consiste na maior organização do processo ensino-aprendizagem.

“Tivemos um ano coroado pelo sucesso, no qual os educadores se mantiveram empenhados em promover uma escola aberta aos anseios da comunidade. Concluímos que é possível, com esforço e dedicação, estabelecer uma educação de qualidade tendo como referencial a melhoria das condições de trabalho”, ressaltou a secretária, que junto com os demais participantes prestigiou a apresentação do coral “Mãos Falantes”, formado por alunos com e sem deficiência auditiva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Nascimento.

Com o auxílio da gerente do 1º e 2º ciclos de aprendizagem do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Recife/PE, Cristiane Maria Gonçalves, os participantes conheceram a política pedagógica adotada pela Prefeitura do Recife, utilizada no encontro como referencial de análise dos seus principais desafios e dos recursos sócio-culturais disponibilizados para suprir demandas, como a evasão e a repetência escolar.

“Destacamos a violência no entorno da escola e o trabalho precoce mantido entre os adolescentes como uma das maiores problemáticas enfrentadas pela administração municipal do Recife. No entanto, contamos com a disponibilidade de amplos espaços para o desenvolvimento de projetos de incentivo à criatividade. Através desses projetos, crianças e adolescentes absorvem expressões artísticas de diferentes linguagens, como a música e a pintura”, detalhou Cristiane Maria Gonçalves.

As discussões do Seminário de Conclusão do Programa Horas de Estudo foram concluídas no final desta tarde com a apresentação do coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas e com a palestra do professor da Universidade de Brasília, Pedro Demo, que também é pós-doutor pela Universidade da Califórnia e de Los Angeles. As discussões giraram em torno dos desafios da aprendizagem na escola.

O Programa
O Programa Horas de Estudo constitui-se num espaço privilegiado de estudo, debate e proposição de idéias, cujas ações são complementadas pela promoção de capacitações/formações continuadas para os professores da Rede Municipal. Os encontros deste ano totalizaram uma carga-horário de 80 horas, nos quais foram formados grupos específicos, cujas temáticas abrangeram a própria área de atuação dos educadores, a exemplo do grupo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do grupo do Ensino Fundamental.

De acordo com o coordenador do departamento de Educação Básica da Semed, Marcos Paulo de Oliveira Sobral, durante as reuniões deste ano foram amplamente discutidas as problemáticas da evasão e da repetência escolar. “Priorizamos atingir as demandas da Prefeitura de Aracaju através da Semed, a fim de resolver pendências e de continuar atingindo os centros de interesse dos professores, que é inerente ao trabalho pedagógico e a garantia do processo ensino/aprendizagem”, concluiu o coordenador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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