[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Termina hoje, 21, o Curso de Avaliação e Alfabetização para Educadores do Programa Brasil Alfabetizado, que vem sendo realizado desde o dia 17 no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. Idealizado pela coordenação do Programa, esse curso teve como principal objetivo esclarecer as dúvidas mais freqüentes dos educadores e, principalmente, instruí-los sobre como deve ser efetuada a transição dos alunos inseridos no Brasil Alfabetizado para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PAEJA), dando continuidade, assim, ao processo de aprendizagem e cidadania.

Na manhã de hoje, a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, visitou a turma de alfabetizadores para agradecer o compromisso firmado por eles com a educação e com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). “O maior desafio para um educador é alfabetizar, pois essa tarefa requer paciência e abnegação. Os índices de analfabetismo no Brasil ainda são altos, por isso, é preciso impulsionar o trabalho educativo dessa modalidade para alcançar o devido crescimento econômico e social almejado”, declarou a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da graça.

Uma das dúvidas mais freqüentes dos educadores do Programa é como deve ser efetuada a avaliação final dos alfabetizandos, para que eles possam ter certeza de que seus alunos foram realmente alfabetizados. “Essa era uma dúvida de todos. Queríamos ter certeza se nossos alunos tinham sido realmente alfabetizados, mas não sabíamos como. As dinâmicas do curso foram excelentes tanto para tirar dúvidas como essas, como para nos ensinar novas formas de ensinar”, declarou a educadora de uma das turmas do bairro Santa Maria, Lucineide Andrade Santos, 25.

Segundo a ministrante Anne Rozell de Oliveira, o ritmo das atividades permaneceu o mesmo desde o início. “A necessidade os estimula. O processo de formação tem melhores resultados, justamente por isso o questionamento surge a partir das atividades e da relação entre o que está sendo apresentado aqui e o dia-a-dia em sala de aula”, explicou. Atualmente, 43 turmas estão se preparando para encerrar a formação do Brasil Alfabetizado. A primeira turma irá encerrar suas atividades no dia 28 de janeiro e a última deve encerrar até a segunda semana de fevereiro.

Para estimular ainda mais a vontade dos atuais educadores do Brasil Alfabetizado de continuar a formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, a coordenação do Programa Brasil Alfabetizado irá promover dia 26, também no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), uma reunião entre técnicos da Semed, a coordenação do Programa e os alfabetizadores para que seja realizada a avaliação final do Programa Brasil Alfabetizado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.