[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a manhã de hoje, 11, os coordenadores das escolas municipais, em cujas grades curriculares já constam o Sistema de Progressão Escolar, reuniram-se para traçar medidas que regulamentam o desempenho do referido sistema em concordância com a modalidade de ensino, seja ela executada através de aulas presenciais ou à distância. A reunião foi dirigida por técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e aconteceu na sala de eventos da própria secretaria.

Através do sistema, os estudantes que reprovaram até três disciplinas adquirem a chance de melhorar o rendimento escolar no ano seguinte sem interrupções. Para dispor do privilégio, deverão se submeter a avaliações pedagógicas aplicadas pelos professores designados, nas quais deverão obter médias iguais ou superiores a cinco.

Dando referência às problemáticas e aos avanços detectados, os participantes salientaram alternativas para a execução do processo, associando a este a adequação coerente dos horários das aulas e o devido agrupamento de alunos. Tomando por base as estratégias educativas mantidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, os coordenadores visualizaram a eficiência de um trabalho educativo solidificado pela inibição da repetência escolar.

“Há dois anos agrupamos alunos de mais quatro unidades no processo de progressão, entre elas, as Emef’s Maria Thétis Nunes e Teixeira Lott, cuja idéia partiu da intenção de unir os alunos que reprovaram disciplinas semelhantes. A concretização deu agilidade ao sistema, que não iria dispor de um número desnecessariamente elevado de educadores, já que as escolas estão localizadas no mesmo bairro”, destacou a coordenadora geral da escola Santa Rita de Cássia, Maria Virgínia Vital.

Segundo a coordenadora do Departamento de Gestão Escolar, Maria José Guimarães, todas as estratégias utilizadas nas escolas devem priorizar a regularização da vida escolar de seus respectivos alunos, adaptando a estes uma carga horária condizente à sua disposição, dentre outras facilidades. “O estudante deve associar a nova oportunidade à melhoria da auto-estima, dispondo de um acompanhamento eficiente, seja no turno contrário ou mesmo no período de férias”, ressaltou a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.