[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Reunidos no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) até o final da tarde desta sexta-feira, mais de 20 educadores da Rede Municipal de Ensino participam do “Pré-Congresso: Educação e Paleontologia”, promovido pela UFS, com o apoio da Petrobras. O evento foi iniciado nesta segunda-feira, dia 8, e desde então estão sendo realizadas palestras e discutidos temas como o tempo geográfico, a formação de fósseis e as habilidades de pensamento com aulas de ciências.

O objetivo principal do Pré-Congresso é direcionar educadores do Ensino Fundamental e estudantes do curso de Biologia, que também participam do evento, rumo à proposta de detectar fósseis e orientar a comunidade sobre a preservação e divulgação destes materiais.

Com o auxílio do vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Nélio Bizzo, os participantes foram divididos em turmas para o melhor exercício das tarefas ministradas, a exemplo dos debates referentes à astrologia e outros temas que possibilitem a modificação do aprendizado e do ensino no cotidiano escolar.

“Antes do Pré-Congresso foi feito um levantamento das expectativas do público-alvo, para que fossem detectadas as problemáticas mais freqüentes no processo de aprendizagem. A partir daí, selecionamos conteúdos relevantes às áreas de História, Geografia e Ciências, para atender amplamente as indagações dos profissionais”, explicou o vice-diretor.

O estudo da Lua e do Sistema Solar no Ensino Fundamental, além da importância do planeta Vênus, foram alguns dos destaques da manhã da quinta-feira. Paralelo a exposição das temáticas, os professores relataram suas próprias experiências em sala de aula, seja acrescentando novas fontes de pesquisa ou mesmo mostrando alguns projetos pedagógicos em desenvolvimento.

“Trata-se do estudo da evolução da vida terrestre, daí a importância de relatar a origem dos fósseis entre os estudantes. Como o Estado de Sergipe apresenta um riquíssimo conteúdo fossilífero, será interessante utilizar os materiais encontrados na região para o desenvolvimento de atividades intra-curriculares”, destacou a professora de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Araújo Santos, Telma Barreto.

XIX Congresso Brasileiro de Paleontologia

Com base nos conteúdos ministrados no Pré-Congresso, os profissionais da educação e os estudantes universitários poderão participar do XIX Congresso Brasileiro de Paleontologia/VI Congresso Latino-Americano de Paleontologia, que acontece entre os dias 14 e 19 de agosto, no Hotel Parque dos Coqueiros. O evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Paleontologia e reunirá estudantes, educadores e paleontólogos da América Latina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.