[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até esta sexta-feira, cerca de 120 pessoas – entre educadores assistentes e coordenadores – que desenvolvem suas atividades nas 17 creches da rede municipal da Educação, participam de uma capacitação realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O objetivo é promover um atendimento ainda mais qualificado às quase 800 crianças com idade entre zero e três anos, atendidas no segmento de creche municipal.

Durante o encontro, iniciado na última segunda-feira no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju – Cemarh, localizado do bairro Siqueira Campos, todos os educadores assistentes e coordenadores das creches estão sendo orientados sobre a importância do desenvolvimento da capacidade cognitiva, motora e emocional das crianças atendidas.

“Estamos mostrando que as creches não possuem mais e tão somente aquela função assistencialista, a de ser um local para a criança ir dormir, comer, brincar e tomar banho. A função de uma creche é muito maior, sendo principalmente a de oferecer todo o suporte pedagógico para a formação futura daquele ser”, comentou Jussara Maria Viana Silva, responsável pela coordenadoria de Educação Infantil da Semed.

Todas as dinâmicas que estão sendo ou serão realizadas no curso versam sobre como as educadoras assistentes e coordenadores devem trabalhar em sala de aula, utilizando, por exemplo, os recursos da musicalidade, da arte terapia e do desenho para educar e instruir cada um dos usuários da creche. Dentre os temas que estão sendo abordados estão “as fases do desenvolvimento da criança”, “Arte terapia e trabalho – as relações humanas e a identidade”, “Necessidades especiais – identidade e assistência aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais”. Também será abordado, de forma prática, como desenvolver uma linguagem de trabalho psicopedagógica através da utilização de sucata e de material reciclável.

“Estamos realizando esta atividade depois de termos visitado cada uma das creches e percebido o que deveria ser aprimorado no trabalho e perfil de quem lida diretamente com crianças na primeira fase de vida. Fiquei satisfeita em perceber que estes educadores são pessoas tranqüilas e com conhecimento pedagógico do magistério, além de terem disponibilidade para cuidar das crianças como realmente merecem, dispostas inclusive, a dar-lhes uma rotina diária contendo as atividades lúdicas e também as atividades pedagógicas”, finalizou Jussara Maria Viana Silva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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