[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) e do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (SEPIN), está realizando, em parceria com as Diretorias Regionais, o IV Encontro de Intercâmbio das Escolas Estaduais, que fazem parte do Programa de Gestão para Resultados (PGR). O objetivo é divulgar as experiências bem sucedidas, desenvolvidas pelas unidades escolares da Rede Pública Estadual. O evento é constituído por atividades interdisciplinares de natureza pedagógica e cultural.

No mês de junho o encontro ocorreu nas Diretorias Regionais de Educação de Estância, Propriá, Nossa Senhora das Dores e Japaratuba. Em agosto, será a vez das DRE’s de Lagarto, Itabaiana, Gararu e Nossa Senhora da Glória.  Esses encontros contam com a participação de professores, alunos, equipes diretivas, técnicos das Diretorias Regionais e das unidades escolares, além de outros representantes da comunidade escolar.

Programa

Pautado nos eixos pedagógico e administrativo, o Programa de Gestão para Resultados (PGR) é um conjunto de ações a serem desenvolvidas por meio de uma metodologia adaptada para o Sistema de Gestão da Educação.

De acordo com a chefe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (Sepin), da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Leila Zilene de Farias Lemos, o eixo pedagógico tem como objetivo produzir melhores resultados no processo pedagógico, a  exemplo do aumento da taxa de aprovação e redução das taxas de reprovação e abandono.

"Esse eixo garante a conquista das competências, atitudes e habilidades, contempladas nos parâmetros curriculares nacionais do Ministério da Educação e melhora os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", explicou a chefe do SEPIN. Já o eixo administrativo atua no gerenciamento da rotina do dia a dia da escola, com vistas à otimização de tempo, recursos e resultados educacionais.

"O programa registra e socializa as ações exitosas que estão sendo desenvolvidas nas escolas da rede estadual", afirmou Leila Zilene. Ela acrescentou que o método utilizado é o PDCA, método de solução de problemas que orienta para o estabelecimento de metas, elaboração e monitoramento de planos de ação, verificação de resultados, padronização das ações e tomadas de ações corretivas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.