[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), realiza até o dia 20 de dezembro o Curso Tecnologia Educacional para 40 professores da rede estadual, com atividades organizadas na modalidade presencial e à distância. O objetivo é preparar professores da rede pública estadual para trabalhar nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTE) do Programa Nacional de Informática Educativa (Proinfo), junto aos demais componentes das unidades escolares. O curso, que acontece na sede da Divisão, localizada no 15º andar do Edifício Estado de Sergipe, teve início no último dia 26 de novembro.

Os ministrantes do curso são vinculados ao quadro da instituição, que debatem conteúdos como, Informática Básica Educativa, Sistemas Operacionais de Informática e Noções de Mídias na Educação, totalizando 80 horas de aula.

A Dite desenvolve o Proinfo, que é um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a SEED. Segundo a diretora da Dite, Nádia Silva Cardoso, a idéia do Ministério é fazer nos laboratórios ambientes que funcionem como sala de aula. "O papel das secretarias de educação é capacitar os professores articuladores, para na prática auxiliar o processo ensino-aprendizagem". Ela frisou que o novo Governo do Estado aumentou o número de laboratórios nas escolas, de modo que as capacitações ocorreram o ano inteiro. "Já estamos preparando a planilha de trabalho para 2008", disse ela.

Segundo a professora Abigail Maria Santos de Souza, do Colégio Estadual Professor Nilson Socorro, na unidade existe um laboratório com 15 computadores em funcionamento e já chegaram mais 15 para serem instalados. "A função do professor articulador é elaborar projetos interdisciplinares para serem desenvolvidos junto com a comunidade escolar. Todos estão muito interessados, pois pensam o computador como mais um recurso que auxilia a aprendizagem".

Já a professora do Colégio Estadual Costa e Silva Lucileide Diniz Santos destacou que o laboratório já existe com 21 computadores instalados. "A comunidade já está inteirada com esse componente educacional, haja vista a familiaridade do corpo docente com as máquinas que desenvolvem atividades ligadas à pesquisa".

O professor Marcos Alves Machado, do Colégio Estadual Noêmia de Souza, localizado no Povoado Santa Rosa do Ermírio, município de Poço Redondo, afirmou que o laboratório de informática já foi instalado. "O acesso à internet vai melhorar ainda mais a utilização do computador na escola por professores e alunos".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.