Educação realiza curso de formação tecnológica para professores da Grande Aracaju
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoverá a partir desta terça-feira, 15, mais um curso de Tecnologia Educacional para professores da rede pública estadual. Desta vez serão atendidos 21 educadores que desenvolverão suas atividades pedagógicas nos Laboratórios de Tecnologia Educacional (LTEs) instalados em unidades de ensino dos municípios da Grande Aracaju (DRE’8). O curso prossegue até domingo, 20, na Divisão de Tecnologia Educacional (Dite).
Ministrado por professores multiplicadores do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo/Aracaju), na modalidade semipresencial, os curso tem carga horária de 80 horas/aula, das quais 20 são de estudos presencias e 60h na modalidade a distância, na plataforma Moodle. O curso é realizado pela Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite) da Seed, em parceria com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Em todo o estado existem 11 NTEs, distribuídos entre as dez Diretorias de Educação (DREs) e a Dite.
Os cursos de Tecnologia Educacional da Seed já capacitaram 80 professores da rede estadual. Estes profissionais estão desempenhando suas funções nos laboratórios, auxiliando os professores que atuam dia a dia em salas de aula. “Esses professores, conhecidos como articuladores, agem como mediadores da atualização de recursos tecnológicos disponíveis, através da mediação entre os conteúdos, disciplinas, projetos de aprendizagem e as diversas mídias disponíveis nas escolas”, explicou o chefe da Dite, Galvani Alves Mota.
Segundo Galvani, não basta haver um laboratório equipado e software à disposição dos professores. “O professor articulador nos laboratórios de tecnologia das escolas é de fundamental importância, pois ele assume o papel de facilitador do processo pedagógico. A partir daí, os professores percebem que podem utilizar essas ferramentas para modificar suas aulas, tornando-as mais motivadoras e com uma dinamicidade muito maior”, completou o chefe da Divisão.
Laboratórios
A Seed já instalou e estruturou laboratórios de informática em 180 escolas das 396 distribuídas pelo estado. Já com acesso à internet existem 284 unidades de ensino. A meta da secretaria é levar estes recursos tecnológicos para todas às unidades de ensino e, consequentemente, preparar novos professores articuladores para atender à demanda das escolas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]