Educação realiza atividades preventivas sobre diabetes com servidores
A Rede QualiVida, desenvolvida pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), realizou na manhã dessa quarta-feira, 14, atividades pela passagem do Dia Internacional do Diabetes, para servidores portadores da doença. Eles fizeram o teste de glicemia e pressão arterial. Em seguida, foi servido um café da manhã especial para esses funcionários.
A SEED identificou 30 servidores diabéticos após a realização de 850 atendimentos e avaliações antropométricas, pela equipe do Qualivida. Esta equipe é formada por profissionais multidisciplinares, como, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, psicólogos e professores de educação física. A Educação trabalha em parceria com o Ipesaúde, sensibilizando os portadores para que possam ter uma vida mais saudáveis.
A professora e enfermeira Maria Aparecida, do QualiVida, ministrou palestra sobre ‘As Expectativas e Proposta de Trabalho com o Grupo de Diabéticos da SEED’. Ela frisou que existem dois tipos de diabetes, a do tipo 1, na qual o portador não fabrica insulina, e a do tipo 2, em que a produção de insulina do próprio corpo não é suficiente. As duas precisam de tratamento especializado, alimentação equilibrada, exercícios físicos e acompanhamento profissional. "A nossa intenção é auxiliar na qualidade de vida dos servidores".
Esta foi a primeira reunião com o grupo de diabéticos da Secretaria de Educação. "Eles estão preenchendo um cadastro para controle das atividades que serão desenvolvidas de 15 em 15 dias. Vamos fazer recomendações sobre alimentação saudável, com nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, ações contra o sedentarismo com o Departamento de Educação Física, acompanhamento com médicos e inserção desses funcionários no Programa de Diabetes do Ipes, entre outras medidas", disse o coordenador da Rede QualiVida, Sílvio Oliveira.
Para o gerente de Promoção à Saúde do Ipes, Guaraci Poletti, o trabalho do QualiVida é de grande importância. "As ações de prevenção à saúde dos servidores são desenvolvidas no próprio local de trabalho, em condições ideais. Essa é uma ação que deveria ser estendida para todas as secretarias".
Melhor controle
Maria Janete Barreto, técnica do setor de Titulação da SEED, disse que a ação vai ajudar aos diabéticos ao promover um maior acesso à medicação e ao próprio Programa de Diabetes do Ipes.
A oficial-administrativa do setor de Patrimônio da Secretaria de Educação, Valdene Vieira, apoiou a iniciativa. "Controlar o diabetes é difícil, mas com essa ação do QualiVida me sinto mais estimulada, pois não precisarei marcar exames em outra instituição. Teremos maior acompanhamento e agilidade nas consultas", disse ela.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação realiza atividades preventivas sobre diabetes com servidores – Foto: Juarez Silveira/Educação