[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, no Complexo Administrativo da secretaria,  ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde e do Combate ao Câncer.

Os servidores tiveram o acolhimento clínico individualizado, consulta médica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica e sessão de massagens. No auditório da instituição aconteceu uma palestra com o tema “Cuidados com o Câncer de Colo de Útero e Mama”. Os trabalhos tiveram o apoio do Ipesaúde e da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante toda a manhã, foram feitos 114 atendimentos de teste de glicemia, 138 aferição da pressão arterial, 17 consultas médicas, 47 avaliações antropométricas e 25 sessões de massagens, totalizando 269 atendimentos.

“Todos os anos a Seed comemora o dia mundial da saúde com esses atendimentos. Estamos procurando cada vez mais oferecer serviços que melhorem a qualidade de vida do servidor e alertá-lo sobre cuidados e atenção que devem ser dados à saúde. Servidor sadio trabalha com mais empenho e rende muito mais”, disse Sílvio Oliveira, coordenador da Rede Qualivida da Seed.

O professor Matias Batista Santos, que coordenou os trabalhos de avaliação antropométrica ficou satisfeito com o número de atendimentos e percebeu que o servidor está reconhecendo a importância da prevenção. “Além dos atendimentos estamos também alertando os servidores sobre a importância de praticar uma atividade física e de ter uma alimentação mais saudável. Os servidores aprovaram essa ação”, revelou o professor.

Acolhimento

A servidora Fernanda Noronha é bom exemplo disso. Ela afirmou que não costuma ir ao médico por falta de tempo e ficou satisfeita em poder fazer o teste de glicemia, aferição de pressão arterial e consulta médica. “Esse acolhimento ao servidor foi muito válido, pois nos alerta a cuidar melhor da saúde, que é o nosso bem maior”, revelou.

Satisfeito ficou também o servidor Alexandre Matos, que a partir de agora irá reservar um tempo para praticar atividades físicas. “Esse atendimento foi um alerta para mim. Não devemos esperar que a doença bata em nossa porta, devemos tomar ações preventivas. É isso que farei a partir de hoje”, declarou Alexandre.

Palestra

Um ponto alto dos trabalhos foi a palestra sobre os Cuidados com o Câncer de Colo de Útero e Mama, ministrada pela enfermeira Ana Carolina Miranda, coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. Ela mostrou ao servidor que o câncer de mama e útero é responsável por o número considerável de óbitos em mulheres em todo o país.

“A informação ainda é o melhor remédio. Os exames preventivos são essenciais para diminuir o número de óbitos. Detectando essas a doenças no início as chances de cura são grandes”, declarou a enfermeira.

Para a servidora Marcela Borges a palestra foi muito esclarecedora. “Costumo fazer regularmente os exames ginecológicos, porém o autoexame praticava pouco. Percebi a importância do autoconhecimento do seu corpo para a prevenção de doenças. Fiquei sabendo, ainda que a camisinha feminina é tão eficaz quanto o preservativo masculino e que pode ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde”, disse Marcela.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.