[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta terça-feira, 25, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, o 5º Encontro com coordenadores e pedagogos de escolas pertencentes à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O evento teve como finalidade discutir com os educadores a importância do referencial curricular enquanto base para o planejamento anual dos professores.

“Desde 2010 realizamos este encontro com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a DEA e as atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Esses encontros são fundamentais para dirimir dúvidas, socializar ideias e discutir assuntos atuais e relevantes para melhorar cada vez mais a qualidade de ensino das escolas públicas”, declarou a professora Cristina da Costa Fonseca, coordenadora pedagógica da DEA.

Durante o encontro, ocorreram três palestras com os temas ‘O referencial curricular e o planejamento escolar’; ‘As relações étnico-raciais – história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica’ e ‘Avaliação enquanto prática inclusiva na escola’. Após o ciclo de palestras ocorreu um debate e avaliação do encontro.

A palestra sobre a avaliação enquanto prática inclusiva na escola foi proferida pela pedagoga Mirabel dos Santos, da Escola Estadual São Domingos Sávio. Ela destacou a importância da avaliação no ensino-aprendizagem. “As avaliações devem ser um instrumento de inclusão social auxiliando o aluno a medir seus conhecimentos e dirimir dúvidas, contribuindo assim para a melhoria dos índices de avaliações externas”, relatou a pedagoga.

Já o professor Marcos Vinicius dos Santos, técnico da Seed, abordou em sua explanação o tema as relações étnico-raciais. “Estamos distribuindo para todas as regionais de educação o manual sobre história e cultura afro-brasileira e africana para que esse conteúdo seja aplicado em todas as escolas da rede estadual de ensino. Essa ação entra em consonância com a Lei 10639/03, que determina a inserção desse conteúdo nas escolas brasileiras”, explicou o professor.

Divulgando projetos

O encontro serviu também para os professores divulgarem os projetos desenvolvidos em sala de aula e na escola. Foi o que fez o professor Cleber Julian, do Colégio Estadual Leonor Teles. “Pude apresentar aos colegas o projeto Preservando a vida, que procura despertar no aluno uma consciência ecológica por meio de manifestações artísticas. Temas como sustentabilidade, adolescência e sexualidade, respeito à natureza e ao próximo são abordados pelos alunos”, explicou o professor.

A pedagoga Cléa Cardoso, do Colégio Estadual Barão de Mauá, aprovou o encontro. “Adquirimos mais conhecimentos com as experiências desenvolvidas pelos colegas e levamos informações e sugestões de projetos para os nossos professores”, revelou a pedagoga.

Essa também foi a opinião do professor Acácio Figueiredo, pedagogo da Escola Estadual Francisco Portugal. “Esse encontro se constitui num espaço de formação continuada voltado para o aprendizado no campo científico e pedagógico, levando grandes contribuições para o cotidiano da escola e das práticas docentes”, disse Acácio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.