Educação promove terceira aula do curso de Formação Continuada sobre Patrimônio Cultural
“O povo que não preserva a sua cultura está mais sujeito a ser dominado”. A afirmação é da professora Elna Cândida Reis, ao participar do curso de Formação Continuada sobre Patrimônio Cultural e Ações Educativas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Diretória Regional de Educação (DRE-8). Na manhã desta quinta-feira, 10, aconteceu a terceira aula do curso, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Participaram cerca de 100 professores das escolas estaduais dos municípios de Laranjeiras e São Cristóvão.
Ao todo, o curso compreende seis aulas, que têm o objetivo de capacitar os professores das escolas estaduais dos municípios de Laranjeiras e São Cristovão para que eles sejam multiplicadores junto aos alunos na conscientização sobre preservar o patrimônio cultural da localidade.
A próxima aula será no dia 9 de novembro, e as atividades ficarão por conta de uma visita guiada à ilha de São Pedro e ao Povoado Mocambo, em Porto da Folha. A visita será monitorada pela coordenadora do setor de Diversidade e Cultura da DRE 8, Joanelice Santana, e ainda contará com a palestra de Apolônio Xocó sobre os índios da região.
Segundo a coordenadora do setor de Diversidade e Cultura da DRE 8, Joanelice Santana, é a primeira vez que a Regional 8 promove uma ação com esse fim específico. “Sempre desenvolvemos ações de preservação ao bem público, ainda mais em se tratando de cidades que têm uma forte tradição de patrimônios culturais tombados. É imprescindível passarmos a cultura da preservação para os alunos e, consequentemente, a comunidade”, disse.
Na oportunidade, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan/SE, Terezinha Oliva, ministrou a palestra Formas de Proteção ao Patrimônio Cultural, que abordou a função do Iphan em Sergipe e a importância da preservação dos patrimônios históricos como identidade para a população. “Acho muito importante a iniciativa da Seed, e nós do Iphan estamos integrados às ações que procurem preservar o acervo patrimonial, tangível e intangível, do nosso país”, destacou.
Preservação
Preocupada com a preservação da sua região, a professora Pureza Sampaio, do Colégio Estadual Glorita Portugal, localizado no município de São Cristóvão, acredita que o curso de formação será de grande valia. “Nós já temos um projeto parecido na escola, pelo fato de São Cristóvão ser uma cidade rica em patrimônios e culturas. Acho fundamental que este tipo de formação seja ampliado para outras escolas”, frisou.
Já a professora Elna Cândida Reis, que leciona arte, filosofia e sociologia no Colégio Estadual Zizinha Guimarães, diz que o curso complementa perfeitamente as disciplinas que ela leciona para os alunos. “Já havia feito um curso parecido em Salvador. Estou adorando que estejam preocupados com isso aqui, inclusive nestas cidades tão importantes para a cultura e identidade sergipana”, relatou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação promove terceira aula do curso de Formação Continuada sobre Patrimônio Cultural – A coordenadora do setor de Diversidade e Cultura da DRE 8
- Joanelice Santana