[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (Seed) vai promover nesta quinta-feira, 12, o Encontro de Grupos de Trabalhos Intersetoriais Municipais do Programa Saúde nas Escolas (PSE).  O evento acontecerá a partir das 8h30, no Riverside Farol Hotel, situado na rua Urbano Neto, 121, Coroa do Meio, e prosseguirá até esta sexta-feira. Participarão 200 profissionais de saúde e educação, representes de 66 municípios de Sergipe.

O encontro tem a finalidade de auxiliar os municípios na articulação entre os setores da saúde e da educação para a realização de ações intersetorias do PSE e abordar a importância do apoio do estado na intermediação dessas relações.

O Programa Saúde na Escola é coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed, sendo uma iniciativa do governo federal, articulada pelos Ministérios da Educação e da Saúde. O programa foi instituído pelo decreto federal nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007. As ações do PSE têm a escola como espaço privilegiado para realização e são voltadas, principalmente, para a população adolescente e jovem.

As atividades do PSE estão inclusas em três componentes de atuação que preconizam avaliação clínica e psicossocial, a ser realizada pelas equipes de saúde da família, pactuando agendas com o calendário escolar; promoção da saúde e prevenção, onde se realizam as ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas onde se debate a saúde sexual, reprodutiva e drogas; atividades relacionadas à nutrição e atividades físicas; e formação permanente de profissionais e de jovens, fomentando o protagonismo juvenil.

O processo de formação dos gestores e das equipes de educação e de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) é um compromisso das três esferas de governo e deve ser trabalhado de maneira contínua e permanente. “Entende-se que a construção de políticas públicas integradas é condição indispensável para atualizar e renovar, de forma permanente, os significados fundamentais da educação e da saúde, com vistas à integralidade. Para tanto, a estratégia de educação permanente para o Grupo de Trabalho Intersetorial deve se dá por meio de oficinas, ensino a distância e apoio institucional da esfera federal aos estados e municípios e dos estados aos municípios”, afirmou o coordenador estadual do PSE, Roosevelt Rodrigues da Costa. 

Programação

Dia 13 de setembro de 2012

8h – Acolhimento
        Credenciamento

8h30 – Abertura:  Ministérios da Saúde e da Educação (GTI Federal Programa Saúde na Escola); Atenção à Saúde do Adolescente e Jovem (MS); Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação e GTI Estadual do Programa Saúde na Escola

9h –     Apresentação Gestão Intersetorial PSE e Interface com as temáticas da Área de Saúde do Adolescente e Jovem

10h – Intervalo

10h15 – Apresentação Co-gestão, SIMEC e Recurso Financeiro PSE

12h –  Almoço

13h30  – Feira de Idéias (Ferramentas Disponíveis/Nós Críticos/Dúvidas/Potencialidades)

15h – Intervalo

15h15 – Plenária Feira de Idéias

16h – Experiências Exitosas

17h – Encerramento

Dia 14 de setembro de 2012

8h30 – Acolhimento

9h –  “Concordo e Discordo” (dinâmica em grupo)

9h30 – “A reorientação dos serviços para atenção integral à saúde de adolescentes” (Equipe ASAJ)
               
10h15 – Intervalo

10h30 – Dúvidas, questões frequentes, nós críticos da plenária sobre o tema

11h30 – Trabalho em Grupo: Proposta de ações  contemplando  Educação/Saúde: Como Articular Escola/USF na provisão de serviços diferenciados para a população adolescente

12h- Almoço

13h30 – Planária do Trabalho em Grupo

16h – Encerramento

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.