[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta terça-feira, 2, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, um encontro de tutores do Programa Formação pela Escola. O evento contou com a participação do professor Adalberto da Paz, coordenador nacional do Formação pela Escola e secretários municipais de Educação. O objetivo do encontro é fortalecer a implementação do programa nos municípios em atendimento às demandas do Plano de Ações Articuladas (PAR).

A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araújo, abriu os trabalhos e reafirmou a importância da adesão dos municípios ao programa. “É uma grande satisfação a presença dos secretários municipais de Educação neste encontro que representa a consolidação de ações colaborativas entre estado e municípios. Devemos fortalecer esses laços para promovermos avanços na educação, que é a base para o progresso e desenvolvimento de uma nação. Temos muitos motivos para nos orgulharmos do estado de Sergipe. É uma referência nacional com relação aos trabalhos de elaboração do PAR nos municípios, e a Seed coordena esses trabalhos, que levam conhecimento a técnicos e gestores de programas”, declarou a secretária.

Durante o encontro, o professor Adalberto da Paz, coordenador nacional do Programa Formação pela Escola, proferiu a palestra intitulada ‘A Formação pela Escola e o PAR’. “Quero frisar a importância de firmar as parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais com vista à promoção de ações que venham a melhorar a gestão dos recursos financeiros destinados à educação. É importante também fortalecer a atuação dos conselhos de controle social desses recursos. Entendemos que um caminho para alcançarmos esses objetivos passa necessariamente pela formação dos gestores”, destacou o professor Adalberto.

A professora Tânia Carvalho, coordenadora estadual, explicou o sistema de formação do programa. “Nossos cursos são na modalidade a distância, permitindo que sejam registrados todos os dados cadastrais dos cursistas, avaliações e emissão de certificados. Tudo é desenvolvido no ambiente virtual Moodle, no qual está disponibilizada a oferta de cursos de todos os programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explicou a professora.

O ambiente virtual Moodle foi apresentado aos tutores pela professora Paula Patrícia Oliveira. “O programa é autoexplicativo, e nossa expectativa é proporcionar aos tutores informações e conhecimentos necessários para que haja uma grande intervenção nos programas e ações do FNDE. Essa é uma forma de possibilitar mudanças significativas nos municípios visando sempre melhorar a qualidade no ensino”, frisou Paula Patrícia.

Avanços

Esses avanços são percebidos em municípios que já aderiram ao programa, como afirma o professor Ivan Macedo, secretário de Educação de Tobias Barreto. “As capacitações realizadas através do programa têm um saldo positivo. Contamos hoje com uma melhor qualidade nos serviços prestados nas escolas por vigilantes, merendeiras e agentes administrativos, sem falar nos docentes.  Os recursos de programas como Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros, são empregados devidamente e com acompanhamento da sociedade civil. Queremos  fortalecer ainda mais o Formação pela Escola em Tobias Barreto”, frisou o secretário.

Os tutores do programa também demonstraram satisfação em participar das capacitações do Formação pela Escola, a exemplo de Rivana da Silva, tutora em Nossa Senhora das Dores. “É uma forma de sensibilizar e levar ao conhecimento da sociedade todos os programas do FNDE. Podemos ficar inteirados dos recursos que vêm para a escola e cobrar dos gestores a aplicação correta desses recursos. Com certeza quem sai ganhando é a população e, sobretudo, o aluno, que conta com uma educação de boa qualidade e profissionais comprometidos”, disse a tutora.

Formação pela Escola

O Programa Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

 

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.