[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizará nesta quinta-feira, 4, a solenidade de lançamento do Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino, do Manual de Orientação para Professores: As relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, bem como o Programa de Formação Continuada e do Sistema de Planos de Cursos. O evento ocorrerá às 9h, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe, e reunirá educadores, representantes do Ministério da Educação e do Ministério Público Estadual.

Os quatro produtos que serão lançados têm como objetivo proporcionar avanços no ensino básico das escolas da rede estadual de ensino, como informa a professora Izabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação da Seed. “O referencial curricular é um documento elaborado por um grupo de professores da rede estadual de ensino para oferecer subsídios pedagógicos para reflexão e orientação na concepção de currículos”, explicou a professora.

Ela informou que o documento elaborado poderá ser submetido à discussão por qualquer professor ou membros da sociedade civil. “Por meio do Programa de Formação Continuada, item que também está sendo lançado, vamos oportunizar aos docentes espaços de discussão, seminários e conferências para promover debates sobre o currículo do ensino básico”, completou a professora Izabel.

Já o manual de orientação para professores, denominado “As relações étnico-raciais: História e cultura afro-brasileira e africana na educação básica de Sergipe”, será um material didático que irá subsidiar o professor na elaboração das aulas e do currículo. “Nosso objetivo com esse manual é consolidar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, instituindo o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas de ensino básica da rede estadual”, explicou Izabel Ladeira.

Plano de Cursos

O outro item lançado será o Sistema de Plano de Cursos que consiste em uma planilha on line em que o professor registrará o plano de curso anual da escola. Isso irá contribuir para a sistematização de um referencial curricular das escolas da rede estadual de ensino. “Todas essas ações estão articuladas com a necessidade de se discutir e consolidar o currículo das escolas da rede estadual. Quero ressaltar que essa é uma ação conjunta do Departamento de Educação, Coordenadoria de Informática (Codim/Seed) e das diretorias regionais de educação e Diretoria de Educação de Aracaju”, concluiu a professora Izabel Ladeira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.