Educação lança produtos para aprimorar o ensino básico nas escolas estaduais
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançou na manhã desta quinta-feira, 4, o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino, o manual: as relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, bem como o Programa de Formação Continuada e o Sistema de Plano de Cursos da educação pública estadual. O evento ocorreu no auditório Atalaia do Centro de Convenções (CIC) e foi presidido pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
O secretário considerou o dia de hoje especial para a educação em Sergipe com o lançamento desses quatro itens que irão nortear o educador na sua prática docente, e promover debates que contribuirão para avanços e melhorias na qualidade de ensino das escolas da rede estadual.
Belivaldo Chagas destacou a importância do referencial curricular para a melhoria da educação pública. “O referencial curricular é fruto de um trabalho de mais de dois anos em que foram ouvidos professores em regência de classe com o intuito de avançarmos e buscarmos melhores condições para ensinar e aprender. É um documento aberto à discussão e encontra-se disponível no sítio da Seed”, afirmou.
Belivado destacou também a importância do manual étnico-racial. “Levantar a reflexão sobre a contribuição do povo africano na formação do Brasil é fundamental para um exercício de cidadania plena e consciente. Por esta razão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, publicou mais de 11 mil exemplares do manual que serão distribuídos em todas as escolas da rede para todos os professores. Ensino de qualidade, escolas bem estruturadas e merenda escolar de qualidade, são prioridades do Governo do Estado”, afirmou Belivaldo Chagas.
MEC
O coordenador da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, John Land Carth, aprovou os itens lançados pela Seed. “O Ministério da Educação parabeniza o governo de Sergipe por essa iniciativa, fundamental para a formação de um sistema educacional moderno e eficiente. Esses produtos irão contribuir para a construção dos saberes tanto do aluno quanto do professor, colaborando para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), em Sergipe, e no Nordeste”, revelou John Land.
Ministério Público
O promotor de justiça para Educação, Fausto Valois, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa da Seed em publicar um manual étnico-racial “O lançamento dessa publicação demonstra a preocupação da Seed em cumprir a Lei que institui o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, resgatando a influência do africano, não somente sob a ótica da escravidão, mas também pela sua contribuição cultural na formação do Brasil.” disse promotor.
Referencial Curricular
A diretora do Departamento de Educação, Izabel Ladeira, fez a exposição dos documentos lançados pela Secretaria de Educação. Ela explicou que o referencial curricular é um documento elaborado por um grupo de 100 professores da rede estadual de ensino para oferecer subsídios pedagógicos para reflexão e orientação na concepção de currículo. O documento poderá ser submetido à discussão por qualquer professor por meio do Programa de Formação Continuada que também foi lançado, ou pelo Portal do Professor, onde o documento está publicado online. Para ter acesso, basta acessar o sítio da Seed (www.seed.se.gov.br).
Sistema de Plano de Curso
O Sistema de Plano de Curso, que é gerenciado pela Coordenadoria de Informática da Seed (Codin), também foi lançado e vai contribuir para a sistematização de um referencial curricular das escolas da rede estadual de ensino. “Esse sistema consiste em uma planilha online em que o professor registrará o plano de curso anual da escola. É mais uma contribuição nas novas tecnologias à educação subsidiando a escola e os docentes a elaborarem seu plano de curso de forma sistematizada via web”, informou o coordenador da Codin, Everton Siqueira.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade de lançamento Andrey Lemos coordenador da União de Negros pela Igualdade, a presidente do Síntese, professora Ângela Melo, a presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Eliane Passos, o representante das escolas particulares, professor Wellington Menezes, gestores escolares e diretores da regionais de ensino.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação lança produtos para aprimorar o ensino básico nas escolas estaduais – Fotos: Juarez Silveira/Seed