[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório Lourival Batista, do Tribunal de Contas de Sergipe, ao curso de aperfeiçoamento para o processo seletivo e consultivo para a escolha dos futuros diretores de escolas estaduais. O curso termina na próxima sexta-feira, 08, com  uma carga horária de 80h, sendo 60h de aulas presenciais e 20h de aulas a distância. Inscreveram-se no curso 231 professores lotados nas unidades de ensino da Diretoria Regional de Aracaju (DEA) e DRE 8, que compreende os municípios da grande Aracaju. Os professores receberam tablets para acompanhar o curso.

Na oportunidade, a professora Hortência Maria Pereira Araújo, secretária adjunta da Seed, explanou sobre as atribuições de cada setor da Secretaria, projetos e programas empreendidos pelo Estado. “Nosso objetivo foi fazer um mapeamento da situação da Secretaria, assim como a relação com a escola. Nossa prioridade como Estado é o ensino médio, educação profissional e ensino fundamental maior”, declarou.

Segundo o presidente da comissão do processo seletivo e consultivo, Jânio Batista, a finalidade do curso é promover a formação do candidato em um conjunto de conhecimentos e competências profissionais relacionadas à gestão das unidades de ensino. Numa segunda fase drento do processo seletivo, sendo aprovado, o candidato passa para a segunda etapa, que é a legitimação do seu nome perante a comunidade escolar. O procedimento de eleição será realizado nas unidades de ensino da DEA e DRE 8.

Ana Lúcia Muricy, integrante da Comissão, disse que de 18 a 20 de novembro o curso será ministrado no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), quando os participantes vão elaborar um plano de gestão. “Após ser aprovado no curso, o candidato ao cargo de diretor escolar passará por um processo consultivo junto à comunidade das unidades de ensino de Aracaju e da Grande Aracaju”, informou.

Aprendizado

Ávido Sadote é professor de matemática no Colégio Estadual Pres. Emílio Garrastazu Médici e Centro de Referência de E.J.A. Professor Severino Uchôa, em Aracaju. Há sete anos como docente em sala de aula, ele viu no processo seletivo a oportunidade de ser diretor de escola. “Estou esperançoso, principalmente para colocar para os outros as ideias que tenho em termos de gestão escolar. Quero poder ajudar a Educação do meu estado de outra forma”, disse.

Rita de Cássia Santos Pinto, com um ano na direção da Escola Estadual Prof. Diomedes S. da Silva, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, enfatizou os benefícios do curso de aperfeiçoamento. “Estou maravilhada com todas as informações colocadas aqui hoje pela professora Hortência. Tenho certeza de que traz um reforço muito maior para nós profissionais que trabalhamos como gestores”, destacou.

Já a professora Rejane Rabelo Santos, diretora há três meses na Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, em Aracaju, diz que a experiência obtida com o curso está sendo ímpar. “Tenho pouco tempo como gestora; e tendo agora as duas visões de educadora e diretora posso entender melhor o funcionamento de uma escola. Acredito que o curso vai beneficiar a todos, mesmo aqueles que não conseguirem ser eleitos pela comunidade escolar”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.