[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação informa aos alunos e pais de alunos que não faltará vagas nas escolas da rede pública estadual para o ano letivo de 2008.  O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, afirmou que nenhum estudante ficará fora da escola por falta de vagas. Em algumas escolas, as matrículas começaram no início de janeiro. Nas demais, elas iniciaram nesta segunda-feira, 14, e vão prosseguir até o dia 15 de fevereiro.

A secretaria também pede aos pais dos alunos para não dormir na porta das escolas para garantir uma vaga para seus filhos. "Caso uma escola esgote o número de vagas, o aluno será matriculado em outra. Queremos deixar claro que não faltarão vaga nas escolas da rede", reforçou professor Lima, ao destacar que a escola João Alves Filho, situada na Avenida Hermes Fontes, está com vagas sobrando.

De acordo com o secretário de Educação, é importante que os alunos se matriculem em escolas próximas ao seu bairro. "Temos escolas em praticamente todos os bairros da capital. Não há necessidade de se fazer uma corrida a determinada escola. Queremos reafirmar que há vagas para todos na rede estadual de ensino", afirmou.

Três fases

As matrículas foram divididas em três fases distintas para atender toda a demanda do estado. A primeira fase trata-se da ‘Matrícula Confirmada’, que é direcionada para os chamados alunos da casa, ou seja, aqueles que pretendem permanecer na escola que já estudam. Nesse caso o aluno ou responsável deve procurar a direção da escola e confirmar a matrícula. O prazo para a confirmação vai até o dia 22 de janeiro.

A segunda fase é a Matricula de Egressos destinada para os alunos que cursaram no ano de 2007 em outro estabelecimento de ensino da rede pública estadual e que tenha solicitado transferência. O aluno interessado deve ir à escola que pretende estudar munido da documentação necessária. Essa modalidade de matrícula terá início no dia 28 de janeiro e terminará no dia 8 de fevereiro.

Já a terceira fase é a Matricula de Candidatos à Rede. Essa modalidade consiste na matrícula de alunos novos que passarão a integrar a rede pública de ensino. Para a efetivação da matricula, que ocorrerá no período de 11 a 15 de fevereiro, o candidato deve comparecer na escola de interesse munido do registro civil (certidão de nascimento ou casamento, Carteira de Identidade), documento de escolaridade da unidade de ensino que estudava e uma foto 3X4.

A grande novidade deste ano é a implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Cada aluno matriculado será cadastrado no SIGA que visa organizar um banco de dados. Esse cadastramento é muito importante porque o repasse de verbas, a merenda escolar, o livro didático ou qualquer outro benefício será calculado através das informações armazenadas no SIGA.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.