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O Comitê Gestor da Secretaria de Estado da Educação (SEED), com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), realizou nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, uma reunião com diretores de departamentos para apresentar o relatório de redução de gastos. Foram apresentados planilhas e gráficos com números sobre as aplicações financeiras da Secretaria, incluindo as principais ações que estão sendo realizadas para otimizar os investimentos. As verbas oriundas da redução de gastos em ligações telefônicas, água, locações de imóveis e energia serão revestidas em reformas das escolas, compra de livro e na qualificação de professores.

Evandro Barbosa, que integra a equipe do Comitê Gestor, apresentou os gastos da Educação em telefone e água. "Estamos fazendo uma conscientização nas escolas para orientar os funcionários e alunos sobre o uso da água. Para isso, confeccionamos cartilhas e estabelecemos metas de consumo", informou. "Esse é um trabalho de cidadania, de responsabilidade social. Além de otimizar os gastos da Secretaria de Educação, estamos evitando o desperdício", destacou Evandro.

A técnica da SEED Rosevânia do Amor Xavier explicou que o Comitê Gestor tem como finalidade reduzir gastos através da análise detalhada da situação atual, identificação e utilização de melhorias práticas. "Essa redução não é de materiais, nem de verbas, e sim de desperdícios. O nosso relatório mostra o resultado de todo o trabalho que fizemos, detectando cada ponto de gasto com a água, energia, telefonia, viagens, internet, publicidade e até mesmo com materiais de consumo", disse.

Rosevânia Xavier explicou que as ações foram subdivididas em pacotes de trabalho e cada setor apresentou suas atividades e gastos, sendo, então, lançado o desafio de reduzir as despesas. "Aqui na Secretaria de Educação estamos trabalhando para conseguir o máximo possível na redução das despesas. Essa redução vai ser importante, porque fará com que sobre verba para novos investimentos comprometidos com o desenvolvimento da educação", afirmou.

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