[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de oferecer uma fonte única de informação no que se refere à vida administrativa e acadêmica das escolas e a sua relação com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 6, a nova versão do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), que agora também é composto pelo Sistema Integrado Administrativo Educacional (Siae).

A apresentação foi realizada no auditório da Seed pela Coordenadoria de Informática (Codin), ocasião em que estiveram presentes técnicos, gestores e diretores de escolas-piloto, onde o novo sistema está sendo implantado.

De acordo com o coordenador da Codin, Everton Siqueira, o novo Siga será muito mais fácil de ser utilizado. “Essa nova versão está bem mais leve e mais amigável para os usuários. O Siga tem todas as informações sobre a vida escolar do aluno, lotação dos professores, disciplinas e toda a vida acadêmica dos estudantes. Nesse período de 7 a 31 de maio, estaremos validando o Siga para, a partir de junho, colocá-lo em prática”, explicou.

A coordenadora do Siga, Rosângela Francisco da Conceição Oliveira, destacou que o sistema vai poder se integrar às informações do Censo Educacional. “Nós pretendemos, no futuro, fazer migração das informações do Censo Escolar para o Siga. Essa nova versão está mais leve e com uma formatação e um layout que permitem fazer a migração das informações pertinentes aos alunos”, disse.

Facilidade

Os participantes da reunião destacaram que o Siga vai facilitar o acesso às informações necessárias sobre a escola, professores e alunos. Foi o que ressaltou Almir Pinto de Melo, diretor do Colégio Estadual  Doutor Edélzio Vieira de Melo, no município de Santa Rosa de Lima.

“Há muito tempo que a gente vem pedindo um gerenciamento desse porte para as escolas. Neste, nós podemos ver a vida do professor, o acompanhamento da sala de aula e o conteúdo programático. Os professores também terão condições de colocar a nota do aluno no diário, tirando essa responsabilidade da secretaria da escola. A gente quer que este sistema venha para mudar e modernizar a rede pública do nosso estado”, afirmou.

Já o diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Genaldo Freitas de Lima, disse que o novo sistema vai melhorar muito a gestão pedagógica e da própria escola. ”O Siga é essencial para a escola, porque tem todos os dados de que precisamos para acompanhar a vida escolar”, afirmou.
 
Recursos

Com uma navegabilidade mais leve e dinâmica, o Siga permite que os usuários, sejam eles  técnicos da Seed ou gestores escolares, possam utilizar diversos recursos para pesquisa de informações, como a oferta de horários e séries, calendário letivo das escolas, além do gerenciamento da matrícula e notas dos alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.