[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) participaram, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), do lançamento do Programa SALVE – Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos Contra a Criança e o Adolescente no sistema educacional do município de Aracaju. Na ocasião, a professora e técnica da Secretaria de Educação, Josevanda Franco, fez uma apresentação com o objetivo de sensibilizar os integrantes da rede sobre o processo de capacitação que será implementada.

Este Programa prevê a notificação dos casos de violência física, psicológica, sexual ou qualquer tipo de exploração que violem os direitos de crianças e adolescentes. O SALVE considera que, sendo a escola o órgão que atua diretamente com crianças e adolescentes, é necessário compreender o funcionamento do Sistema para combater todo tipo de violência por meio de notificação legal.

Seguindo orientação do Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) passará a contar com o apoio do Grupo de Trabalho da Seed, composto de técnicos do Departamento de Educação (DED), do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e da Assessoria de Planejamento (Asplan). Os membros do grupo são responsáveis pela ação de capacitação no Sistema de Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente com as temáticas: Estatuto da Criança e do Adolescente, SALVE e Mediação de Conflitos na Escola, na rede estadual de ensino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.