Educação apóia implantação do Programa SALVE em Aracaju
Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) participaram, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), do lançamento do Programa SALVE – Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos Contra a Criança e o Adolescente no sistema educacional do município de Aracaju. Na ocasião, a professora e técnica da Secretaria de Educação, Josevanda Franco, fez uma apresentação com o objetivo de sensibilizar os integrantes da rede sobre o processo de capacitação que será implementada.
Este Programa prevê a notificação dos casos de violência física, psicológica, sexual ou qualquer tipo de exploração que violem os direitos de crianças e adolescentes. O SALVE considera que, sendo a escola o órgão que atua diretamente com crianças e adolescentes, é necessário compreender o funcionamento do Sistema para combater todo tipo de violência por meio de notificação legal.
Seguindo orientação do Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) passará a contar com o apoio do Grupo de Trabalho da Seed, composto de técnicos do Departamento de Educação (DED), do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e da Assessoria de Planejamento (Asplan). Os membros do grupo são responsáveis pela ação de capacitação no Sistema de Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente com as temáticas: Estatuto da Criança e do Adolescente, SALVE e Mediação de Conflitos na Escola, na rede estadual de ensino.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]