[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início ao processo de orientação e conscientização entre seus funcionários para o aproveitamento do lixo como matéria-prima. A primeira reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, no auditório da Coordenadoria de Moral e Cívica (Comoci). A ação conta com a parceria da Empresa Torre e busca orientar e conscientizar os servidores para a prática de ações que resultem na preservação do meio ambiente. A iniciativa beneficiará também a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Lixo de Aracaju (Care), através da coleta do material reciclado.
 
Durante a primeira reunião, coordenada pelo Núcleo de Saúde da Rede Qualivida, servidores que atuam na Divisão de Zeladoria, os primeiros a receberem orientações sobre o projeto de reciclagem da Seed, ouviram do presidente da Care, Gilberto das Virgens, ex-catador de lixo, os benefícios alcançados com a coleta realizada pelos 39 membros da cooperativa, localizada no bairro Santa Maria. Eles também assistiram a um vídeo produzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente que retrata o trabalho dos cooperados, os objetivos e as metas.
 
Interesse
 
Para as executoras de serviços básicos, Bernadete do Nascimento e Gleide Selma Silva, a ideia é muito interessante. “Se cada um fizer a sua parte, tudo dará certo”, disse Bernadete, que, juntamente com Gleide, cuida da limpeza do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF), um dos setores do complexo administrativo e pedagógico que reúne o maior número de funcionários.
 
Acompanhando as executoras, o chefe da Divisão, Edilmo Alves, lembrou que a Seed produz um grande número de lixo reciclável, a exemplo de papel e copo descartável. “No complexo administrativo e pedagógico da Seed são recolhidos nove tonéis de 200 litros, de lixo reciclável e não reciclável, a cada dois dias”, informou Edilmo. Ele acredita que a iniciativa obterá sucesso se houver a participação de todos os funcionários.
 
Conscientização

 
Nos próximos dias, servidores que atuam em outros setores serão orientados pela equipe do Qualivida. “Começamos com a Zeladoria, mas vamos procurar envolver todos os demais departamentos e assessorias da Seed”, disse a coordenadora do Núcleo de Saúde, enfermeira Aparecida Mota.
 
Segundo Aparecida, os primeiros passos foram dados com a chegada das papeleiras e conteiners cedidos pela Torre e distribuídos por pontos estratégicos da secretaria. “Os servidores já têm acesso a um local específico para colocar cada tipo de lixo. Agora trabalharemos o lado da conscientização, da informação”, disse a coordenadora.
 
Selecionando o lixo
 
Outros órgãos do Governo do Estado já estão envolvidos nesse projeto. As secretarias de Estado da Administração (Sead) e a da Fazenda (Sefaz) e a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) já estão selecionando o lixo produzido. A intenção é instituir a coleta seletiva nos órgãos públicos, ato que está envolvido no Projeto Ecosabedoria, que engloba ações do Governo do Estado em prol do meio ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.