[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) aderiu à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, ao contar com representantes de técnicos pedagógicos do Serviço de Ensino Fundamental na Câmara Técnica de Políticas para as Mulheres. No dia 6 de dezembro esses técnicos pedagógicos percorrerão os setores da Seed mobilizando e sensibilizando os servidores do sexo masculino a usarem um laço branco e fazendo entrega do folder explicativo da campanha.

A campanha “16 Dias de Ativismo” tem como slogan permanente “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”. É desenvolvida no Brasil todos os anos, no período de 20 de novembro a 10 de dezembro, por meio de uma grande rede de parcerias nacionais, estaduais e municipais. Neste ano, no estado de Sergipe, o tema central dos debates será “Tecendo Redes e Fortificando Laços – Pelo fim da Violência contra as Mulheres”.

A campanha do Laço Branco busca sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
 
Histórico

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala para que permanecessem somente as mulheres.  Gritando – “Vocês são todas feministas!”, o homem começou a atirar e assassinou 14 mulheres. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta em que afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

Tal crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, foi lançada a primeira Campanha do laço Branco: homens pelo fim da violência contra e mulher elegendo o laço branco como símbolo do lema “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.