Edital de abertura das eleições para coordenadores escolares foi lançado hoje
As eleições para o provimento dos cargos de coordenador geral, administrativo e pedagógico serão realizadas nas unidades de ensino no dia 13 de dezembro de 2007, no horário das 7h30 às 17h para as de Educação Infantil, e das 7h30 às 21h para as de Ensino Fundamental. O número de coordenadores de cada escola depende da quantidade de matrículas da unidade.
Até 200 alunos, a instituição de ensino terá apenas coordenador geral; de 201 a 500 possui um coordenador geral e um pedagógico; de 501 a 1000, a escola tem também um coordenador administrativo; e a partir de 1001 alunos, quatro coordenadores, sendo um geral, dois pedagógicos e um administrativo.
Para a realização da inscrição é necessário que o candidato esteja munido de cópia da carteira de identidade, contra-cheque, portaria de lotação da unidade de ensino e decreto de nomeação. Além de declarar disponibilidade de 40 horas semanais em dois turnos, assim como, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício de docência. É necessário também apresentar o plano de ação da chapa, dentro das diretrizes e normas do Sistema Municipal de Educação e da legislação de ensino vigente.
Com a divulgação do edital, foi dado início ao processo eleitoral. Para o acompanhamento das ações, foi estabelecida uma comissão eleitoral geral e um cronograma disciplinar de todos os procedimentos relativos ao pleito. Essa comissão é composta pela coordenadora de Gestão Escolar, Maria José Guimarães, que ocupa o cargo de presidente; por Adelmo Menezes, diretor de Recursos Humanos; Niraíldes Machado Prado, diretora de Ensino da Semed; e dois representantes indicados pelo Sindicato dos Professores Municipais de Aracaju (Sindipema), que são, neste caso, Vera Maria Oliveira e Inês Santos Malta.
Podem concorrer ao cargo de coordenador geral aqueles que possuem Licenciatura Plena e para a função de coordenador pedagógico, os que tiverem graduação em Pedagogia ou pós-graduação na área de educação. Também não podem ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos, além de ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos. O edital estabelece ainda a necessidade de ter pelo menos dois anos de experiência no exercício da docência e três de efetivo exercício no Magistério Público Municipal.
De 19 a 23 de novembro, serão encaminhados os kit`s contendo toda a legislação referente às eleições e o material necessário para a realização da divulgação. “Como já foi realizada, no período de 30 e 31 de outubro, uma capacitação para os pré-candidatos, a expectativa agora é que os que estiveram presentes naquela ocasião manifestem na escola o interesse de organizar suas chapas. A expectativa da Semed é que as unidades de ensino tenham mais que uma chapa, pois assim, o processo fica ainda mais democrático, já que a comunidade escolar vai poder escolher os melhores candidatos e as propostas que atendam às suas necessidades”, declarou a coordenadora de Gestão Escolar, a professora Maria José Guimarães Vieira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]