[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste sábado, 3, alunos de judô do Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS) e do Programa Abrindo Espaços, ambos do município de Nossa Senhora do Socorro, participam, na cidade de Maceió, do Campeonato Brasileiro Regional Norte e Nordeste de Judô. O evento é uma promoção da Liga Nacional de Judô e realizado pela Liga Alagoana. Cerca de 600 atletas participam da competição, dos quais, 20 são alunos dos ECCOS e do Abrindo Espaços, que se classificaram para esse campeonato no mês março, em uma das etapas do Liga Sergipana de Judô. São seis alunos do ECCOS Nossa Senhora do Socorro e 14 do Programa Abrindo Espaços, realizado no Colégio Ermínia Caldas.

Responsável pelos ECCOS e gestora do Programa Abrindo Espaços através de um convênio firmado com a Unesco, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) está viabilizando a ida desses atletas para a capital alagoana. Para isso, a Secretaria de Inclusão Social firmou uma parceria com Liga Sergipana de Judô, onde a Secretaria patrocinou o ônibus e a Liga forneceu a hospedagem e a inscrição dos atletas. A iniciativa possibilita que esses jovens participem do evento sem nenhum custo financeiro e com o conforto necessário para esse tipo de competição.

Expectativa

Instrutor responsável pelos alunos, o professor Neidson Mangueira, falou da expectativa em relação à competição interestadual. "Com relação aos alunos do Abrindo Espaços, as perspectivas são de grande número de medalhas, uma vez que o grupo conta com campeões brasileiros e do Norte-Nordeste. Em relação ao ECCOS, nós temos duas meninas com chances reais de medalha", afirmou Neidson.

O professor lembrou ainda que curso é novo no ECCOS e destacou a formação do cidadão. "A turma é muito nova, tem menos de um ano de esporte. Por isso, a importância da experiência nesse campeonato, pois o desempenho é importante, mas o mais o proveitoso é a vivência", destacou Neidson.

A competição será dividida de acordo com a faixa etária e de peso, sendo que, cada faixa etária tem 8 categorias de peso. Dependendo do número de inscritos, a competição pode ser disputada em sistema de rodízio simples, onde todos se enfrentam, ou no sistema de eliminatória com chaves maiores de cinco alunos, onde, quem perder, ainda pode voltar na repescagem.

Importância

Para o professor Neidson Mangueira, essa é a primeira vez que jovens de baixa renda podem participar de uma competição desse nível em igualdade de condições com os outros atletas. "Foi um grande avanço a inclusão destes meninos no esporte, colocando à disposição deles uma atividade que era tida como de elite. Além disso, é preciso ressaltar as condições que a Secretaria deu aos atletas, fornecendo a todos kimonos novos, fazendo com que eles entrem na competição em pé de igualdade com os outros competidores. Isso motiva muito esses meninos", ressaltou. 

A delegação sergipana parte para Maceió nesta sexta, 2, às 13h. O ponto de saída é o Iate Clube de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.