[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cautela e determinação. Essas são as principais normas seguidas pelos professores da rede municipal envolvidos no processo de eleição dos coordenadores das Escolas Municipais que acontecerá no próximo dia 10 de dezembro. Duas chapas disputam a eleição da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Freitas Brandão: “Compromisso com a Educação”, a chapa I, e “Experiência e Dedicação”, a chapa II.

Melhorar o aspecto político-pedagógico da instituição de ensino, voltando-se para os interesses dos alunos; envolver a comunidade, fortalecendo o Conselho Escolar, nas decisões da escola; estimular um processo de conservação do patrimônio; promover eventos culturais, sociais, festivos e científicos; valorizar os profissionais que trabalham na escola; ativar as salas de vídeo, de leitura e implementar a sala de informática; adquirir ventiladores para todas as salas de aula; solicitar a merenda escolar para o turno da noite; e prestar atendimento individual, além do coletivo, ao aluno. Essas são as principais propostas da chapa I, representada pelas candidatas a coordenação Geral e Pedagógica, as professoras Enalra Souza do Nascimento e Marleide Lucena de Abreu, respectivamente.

Segundo a professora Enalra do Nascimento, uma política pedagógica atrativa é o necessário no momento. “A nossa escola tem uma defasagem muito grande de alunos, por isso a gente precisa tentar saber porque há tanta evasão, para então reverter esse quadro”, esclarece. “Esse colégio oferece um espaço físico excelente e mesmo assim o contingente de alunos é muito pequeno. A gente quer ver se movimenta o colégio para tentar criar alternativas para melhorar primeiro a matrícula e depois o incentivo ao aluno. A idéia é melhorar a educação como um todo”, acrescenta.

A chapa II apresenta um total de 15 propostas no Plano de Ação. Entre elas estão o incentivo à participação dos alunos nas decisões da escola; um projeto de discussão, junto à comunidade, sobre uma trabalho que propicie o gosto pela leitura, promovendo concursos de paródias, poesias e/ou leitura; a atualização, junto à equipe técnica e aos professores, do projeto Político-pedagógico da escola; a implementação de projetos pedagógicos para a facilitação do processo ensino-aprendizagem; a aquisição de livros didáticos para o curso de Aceleração II, por meio de solicitação à Secretaria Municipal de Educação; a solicitação de pessoal de apoio e de secretaria; o estímulo à participação da comunidade nas decisões da escola, através de reuniões periódicas, entre outros. O professor Arnaldo Macedo de Araújo, candidato a coordenador Geral, e a integrante do Suporte Pedagógico, Maria Ida Lopes Silveira, candidata a coordenadora Pedagógica, formam os componentes dessa chapa.

Uma reunião entre a Comissão Eleitoral e as chapas concorrentes será realizada hoje à noite, às 20h, na sede da escola, com o principal objetivo de esclarecer para os concorrentes as diretrizes a serem seguidas durante o período eleitoral.

“Somos colegas. Seremos adversários apenas até o dia 10, após esse dia tudo volta ao normal. Precisamos preservar para que não haja motivos para uma adversidade de relacionamentos após esse período”, lembra Enalra do Nascimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.