Doação encerra palestras do Projeto Doador do Futuro
No último, sábado, 21, foi encerrado o ciclo de palestras do projeto ‘Doador do Futuro’ do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), direcionado para jovens desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Aracaju. Durante a ação, realizada com pouco mais de cem participantes, foram prestadas informações gerais sobre a doação de sangue.
A atividade conjunta também mobilizou jovens adventistas que já atingiram a maioridade. Eles aproveitaram a ocasião para efetuar a primeira doação. “Já tinha ouvido falar que o sangue salva vidas, mas não sabia que era tão importante e necessário. Por isso, decidir fazer minha primeira doação”, disse satisfeita Fernanda de Souza Santos, 18 anos.
Vanderson dos Santos, 18 anos, foi mais um jovem que resolveu aderir à corrente da solidariedade. “A maioria das pessoas tem algum medo quando se fala em doação, mas achei simples. Essa é minha primeira doação e agora pretendo continuar”, afirma.
Estudante de fisioterapia, Juliana Fontes dos Passos, 20 anos, possui um sangue de baixa freqüência na população brasileira: O negativo. Ela conta que sua primeira doação foi para ajudar uma criança recém-nascida. “Fiquei esperando passar os meses para poder fazer esta segunda doação. É muito bom saber que, de alguma forma, estou ajudando outras pessoas a sobreviver”, completa.
Para Josan Bispo dos Santos Junior, 19 anos, a doação representa uma forma de prestar solidariedade ao próximo e seguir o exemplo do pai. “Meu pai é doador voluntário de sangue há muitos anos. A campanha da Igreja Adventista foi uma ótima oportunidade, por isso, resolvi doar”, explicou.
Projeto
O projeto ‘Doador do Futuro’ foi criado no ano passado com a finalidade de conscientizar e educar jovens na faixa etária de 10 a 17 anos sobre o ato da doação de sangue. A atividade educativa é realizada através da parceria com as escolas da rede pública e particular, associações e grupos de jovens, entre outros.
Condições
As pessoas interessadas em doar precisam estar em bom estado de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar acima de 50 kg.
As doações podem ser efetuadas no Hemose, de segunda a sexta, de 7h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h.
A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, s/n, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. Informações através do telefone (79)3259-3191.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Doação encerra palestras do Projeto Doador do Futuro – Fotos: Ascom/FSPH