[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até a próxima segunda-feira, dia 4, a Prefeitura de Aracaju estará presente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no ´Ação Saúde´, evento promovido pelo Shopping Jardins com o intuito de informar, alertar e esclarecer a população sobre a importância de manter uma vida saudável. Programas municipais como Saúde do Adulto, DST/AIDS e Saúde da Mulher, entre outros, estão sendo apresentados a cada dia no estande da SMS montado no local.

Diversas ações ligadas ao programa Saúde da Mulher estão sendo desenvolvidas, como mostrar o quanto é importante prevenir as doenças, fazer o auto-exame da mama, a prevenção do câncer do colo do útero, o planejamento familiar e também a orientando quanto ao uso da camisinha. No programa Saúde do Adulto, foram aferidas pressão arterial e exposto como é possível identificar os sintomas da diabete.

O grupo de teatro, Arte de Prevenir do Centro de Educação Permanente da Saúde, apresenta uma peça onde aborda a saúde da mulher numa linguagem mais acessível. “O teatro é interessante graças a linguagem popular e a interação que causa junto ao público, as pessoas se sentem mais a vontades e assim podemos informar com uma maior receptividade a população”, ressalta a Enfermeira Sanitarista do programa Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila.

Para a promotora de vendas, Thais dos Santos, essa forma de passar o conhecimento é bem mais aceita e absolvida. “Desse jeito é possível unir arte e informação. A peça e as orientações que adquirimos no estande com as atendentes e os panfletos são muito esclarecedores. Agora posso passar tudo para meus amigos e parentes”, afirma.

Para Gidália dos Santos, Agente Comunitária da Saúde do Centro de Educação Permanente da Saúde, que trabalha a educação e saúde através da arte, o objetivo do espetáculo é estimular as mulheres a se cuidarem, além de tratar assuntos como o uso do preservativo feminino. “É um espetáculo que trata a auto-estima da mulher. Nos passamos o conteúdo e as pessoas gostam dessa interpretação e entendem o que queremos dizer muito mais rápido e ainda se diverte”, declara Gidália.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.