Diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde visita UPA de Boquim
Dando continuidade à série de visitas nas unidades administradas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o diretor geral Hamilton Santana, acompanhado do diretor administrativo financeiro, André Marques, e do diretor operacional, Wagner Andrade, esteve nesta quarta-feira, 20, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bernardino Mitidieri, no município de Boquim. A diretoria executiva da FHS conheceu a unidade hospitalar e se reuniu com o superintendente Mário Jorge Trindade, a coordenadora assistencial, Cláudia Pereira de Matos, e o coordenador administrativo Rodrigo Vieira Rodrigues.
“A visita da diretoria faz parte de um processo de conhecimento de toda a rede hospitalar gerenciada pela FHS, com o objetivo de conhecermos as particularidades e as necessidades de cada unidade. Esse encontro serve também para atualizar o atual quadro da gestão, apresentando as novas diretrizes administrativas, a exemplo do processo de descentralização. É preciso que a gestão local também se responsabilize solidariamente com a gestão da FHS. É importante que os custos sejam otimizados para manter o equilíbrio econômico financeiro de toda a rede. A gestão local passa a ter autonomia sobre o gerenciamento desta unidade, a partir dos critérios da impessoalidade, economicidade e transparência, em consonância com a gestão central da FHS, conforme determinação do governador em exercício, Jackson Barreto”, comentou Hamilton Santana, durante reunião.
“Foi uma visita de grande importância para todos que fazem a UPA de Boquim para fortalecer os laços de trabalho com a gestão da FHS. Algumas dificuldades existem, mas acredito que medidas feitas em conjunto serão fundamentais para aprimorar os trabalhos realizados”, comenta Mário Jorge Trindade, superintendente da unidade.
Uma das providências adotadas e divulgadas pelo diretor administrativo financeiro da FHS, André Marques, durante a reunião foi a liberação de suprimento de fundo para que a gestão local possa resolver problemas que demandem pouco recurso como o conserto ou aquisição de bomba de água, compras de reatores de lâmpadas para substituição imediata e que atualmente dependem da coordenação de Infraestrutura da FHS.
“Os contratos de prestação de serviços terão o acompanhamento e gerenciamento descentralizados, fazendo com que a gestão da unidade tenha pleno controle sobre os custos”, enaltece André Marques.
“Este será, com certeza, um ganho na agilidade de resolução de pequenos problemas na unidade”, complementa Mário Jorge Trindade.
Ainda na reunião, o diretor operacional da FHS, Wagner Andrade, falou sobre o perfil assistencial da UPA. “Embora tenha sido concebida para atender casos de urgência e emergência, a UPA de Boquim tem concentrado cerca de 90% de atendimentos em casos ambulatoriais, que deveriam ser assistidos na Rede de Atenção Básica de Saúde, de responsabilidade do município, o que faz com que o Estado também absorva esse serviço”, pontua.
A diretoria da FHS visitou também o prefeito de Boquim, Jean Carlos Nascimento Ferreira. “Agradeço ao Governo do Estado a instalação da UPA de Boquim porque todos os cidadãos da cidade e da região se beneficiam no atendimento e na assistência. Estamos felizes, também, porque recebemos um profissional de Cuba do Programa Mais Médicos. A população está muito satisfeita com este importante programa do Governo Federal, que vem contribuindo significativamente para auxiliar e evoluir o serviço de saúde oferecido”, destaca o prefeito.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]