[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade às reuniões do Planejamento Estratégico no interior do estado, a secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu nesta quarta-feira, 4, no auditório do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, mais um encontro com a participação de diretores e técnicos de escolas das Diretorias Regionais de Educação (DRE) sediadas em Itabaiana (DRE-3), Nossa Senhora das Dores (DRE-5) e Nossa Senhora da Glória (DRE-9). As três DREs são compostas por 75 escolas e 24 municípios.

Um dos principais focos da discussão é a elaboração e execução de metas para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outros índices educacionais nas escolas da rede pública estadual de Sergipe. A reunião está sendo conduzida pelo consultor João Batista dos Mares Guia.

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, afirmou às equipes das escolas que estão participando do planejamento que é preciso estabelecer metas para a melhoria da educação no estado e, por isso, decidiu promover um planejamento estratégico com a participação de todos os técnicos que integram a Seed. “Nós temos como compromisso a melhoria da qualidade da educação do estado. Para tanto, precisamos colocar em prática essas metas no dia-a-dia da escola com o acompanhamento da Seed. Vamos juntos procurar alcançar os nossos objetivos”, reforçou.

A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, fez uma apresentação do plano de metas para os próximos 10 anos – elaborado durante os primeiros encontros do planejamento estratégico que ocorreram no mês de abril, em Aracaju. A professora explicou os objetivos da reunião e das metas. “Nosso objetivo é discutir o planejamento estratégico e situacional da nossa secretaria. Estamos conseguindo fazer com todos os diretores das escolas participem desse debate e, é importante lembrar, que o nosso foco é a aprendizagem do aluno, portanto, tudo isso não terá sentido nenhum se não tiver como resultado a melhoria da qualidade de ensino do nosso estado”, disse.

Planejamento Estratégico

Durante a manhã, o consultor João Batista dos Mares Guia ministrou um mini-curso com o tema ‘A organização da escola como ambiente de aprendizagem’, apresentando um enunciado sobre o problema geral da educação. Além disso, ele realizou um exercício de interpretação dos resultados do Ideb e da Prova Brasil, mostrando como devem ser feitas as análises desses resultados.

Pela tarde, serão realizadas oficinas de trabalho sobre metodologias aplicadas à gestão pedagógica da escola. As atividades visam mostrar a importância de se fazer a avaliação do desempenho dos professores, diretores e da escola como um todo. “Ao finalizar essa jornada, teremos as metas da secretaria. A novidade será o uso dessas metodologias pelas escolas para o acompanhamento da gestão”, acentuou João Batista, revelando daqui para frente haverá também as formações continuadas dos diretores.

O consultor explicou ainda de que forma esses encontros podem levar a resultados efetivos nas salas de aula. “Todos os diretores deverão elaborar compromissos de gestão e aplicar as avaliações dos professores e gestores ao término de cada semestre. Com isso, garantirão a internalização desses conhecimentos e metodologias na escola pelo seu uso contínuo”, disse.

Comprometimento

Uma das participantes do encontro foi a diretora do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Dom José Brandão de Castro, do município de Poço Redondo, professora Edla Heidy Chagas da Silva, que ressaltou a importância dessa reunião. “Acho de grande necessidade essa avaliação nas escolas, pois muitas ainda estão aquém dessa proposta. Essas informações que estamos recebendo aqui mostram o nosso comprometimento nosso como multiplicadores, para que juntos possamos alcançar melhores resultados”, afirmou Edla.

A mesma opinião teve o diretor do Colégio Estadual Doutor Augusto Leite, professor Edmilson Alves dos Santos. “Muito boa essa iniciativa da Seed, a fim de estimular e direcionar os trabalhos nas unidades de ensino. Essa palestra só vem a acrescentar no desenvolvimento dos trabalhos realizados nas escolas”, disse.

Melhorar o Ideb

As metas do Planejamento Estratégico da Seed têm como um dos principais objetivos melhorar os números do Ideb em Sergipe. “Estou aprendendo bastante com esses encontros, e as informações assimiladas nós estamos repassando para os diretores das escolas que com certeza vão colocar em prática. No meu entendimento, essas orientações são boas não só para a melhoria do Ideb, mas também para outros resultados, como o gerenciamento das escolas e a avaliação dos gestores”, disse o diretor da DRE-3, Reynolds Alves dos Santos.

A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor da DRE-9, José Laudisson Rezende Lima. “Esse é um momento importante em que nossos gestores estão recebendo essas orientações e acredito que a partir daqui as nossas escolas poderão melhorar o planejamento e efetivamente obter melhores resultados do Ideb. Os frutos disso vão beneficiar a comunidade escolar”, explicou.

Já o diretor da DRE-5, Hélio José Santos Nascimento, contou que o encontro vai despertar nos gestores o compromisso e a responsabilidade pela melhoria na educação. Os diretores estão vendo aqui a importância deles quanto à tomada de atitudes que estão previstas no planejamento estratégico. “É um momento que merece muita atenção para que eles tomem conhecimento da missão deles na escola e possam contribuir com melhores resultados”, afirmou.

Cronograma

Na quinta-feira, 5, será o encerramento dessa etapa de reuniões de planejamento estratégico.  O encontro acontecerá na Sociedade Semear, em Propriá, com a presença de educadores e técnicos que atuam na DRE-4 (Japaratuba), DRE-6 (Propriá) e DRE-7 (Gararu).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.