Diretores de escolas da DEA discutem soluções para melhoria dos índices do IDEB na Semana de Planejamento Estratégico
A Semana de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Educação está tendo continuidade nesta quarta-feira, 13, com um curso-oficina direcionado aos diretores de escolas localizadas em Aracaju. O encontro está sendo realizado no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e conta com a participação do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
Ao abrir os trabalhos, o secretário deu as boas vindas aos diretores das escolas de Aracaju que estão participando do planejamento estratégico e reafirmou o compromisso do governo em elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas estaduais de Sergipe. A Semana de Planejamento teve início na última segunda-feira, 11, e prossegue até esta sexta-feira, 15.
As atividades estão sendo coordenadas pelo consultor João Batista dos Mares Guia, que na manhã desta quarta-feira fez uma exposição sobre os problemas da educação básica e uma análise dos dados referentes aos resultados do Ideb. “Temos que fazer reflexões sobre as formas de enfrentar os problemas. Mais do que compreender, temos que analisar e buscar soluções”, disse o consultor.
De acordo com João Batista, durante a tarde serão abordadas metodologias aplicáveis ao cotidiano escolar no sentido de melhorar a eficiência do ensino. Uma dessas metodologias é a avaliação dos professores e dos diretores. “É preciso que tenhamos uma metodologia para avaliar o desempenho dos profissionais das escolas”, disse.
Soluções
Os participantes do curso-oficina destacaram a necessidade desses debates para a busca de soluções em relação aos índices do Ideb. “A avaliação que está sendo feita dos índices da Prova Brasil e do Ideb vai trazer um diferencial às escolas. Os profissionais envolvidos vão pensar com mais preocupação sobre os nossos índices”, disse a diretora da DEA, professora Nádia Cardoso.
A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor da Escola Estadual José da Silva Ribeiro Filho, professor Aurélio de Matos Santos. “Somos todos nós juntos buscando a melhoria da qualidade do ensino e discutindo os problemas da secretaria para chegarmos ao nosso objetivo, que é elevar o Ideb”, explicou.
A diretora do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, professora Ruzavânia da Cruz, ressaltou a importância do encontro com os diretores. “Essa é uma oportunidade de interagir e de nos colocar a par dos problemas da Secretaria para que possamos buscar soluções”, afirmou.
Programação
Já na sexta-feira, 15, dia do encerramento, os participantes se reunirão para fazer uma avaliação dos encontros, além da análise do banco de dados da Seed, consolidação de sugestões e avaliação da proposta de elaboração do Pacto de Sergipe pela Educação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Diretores de escolas da DEA discutem soluções para melhoria dos índices do IDEB na Semana de Planejamento Estratégico – Fotos: Juarez Silveira/Seed