Diretor da FHS recepciona vencedoras da campanha do Dia da Mulher
O diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, recebeu na tarde desta quinta-feira, 22, as vencedoras da campanha ‘Mulher, você faz a diferença’. A campanha montada pela assessoria de Comunicação da FHS foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e escolheu as melhores respostas à pergunta ‘Por que você faz a diferença no Sistema Único de Saúde (SUS)?’.
Entre as mais de 60 frases recebidas, seis mulheres que trabalham na sede e nas unidades foram selecionadas. “Resolvemos fazer um dia diferente que aproximasse ainda mais a gestão das servidoras. Sabemos o quanto a mulher é importante do ambiente hospitalar. Além de compor o maior número de trabalhadores da saúde, as mulheres ajudam a humanizar as unidades”, destacou Emanuel.
Segundo o diretor geral, esta foi uma iniciativa acertada. “Tivemos oportunidade de conversar um pouco mais com quem está na ponta. Nossas trabalhadoras mostraram, tanto nas frases que escreveram como durante a conversa, equilíbrio, esperança, solidariedade. Esse é o diferencial das mulheres nos hospitais”, reiterou.
A médica Márcia Cristina Machado, que trabalha na área amarela do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), contou como resolveu participar da campanha. “Estava de plantão e fui até o computador fazer uma prescrição. Como o site da Fundação estava aberto, vi a campanha e decidi escrever tudo que sentia. Mesmo sabendo que a maioria dos meus pacientes não sabe quem eu sou, não conseguem nem falar porque estão entubados, eu faço o meu melhor e o faço da forma mais humanizada”, salientou a médica.
Recém-chegada à FHS, Alana Dantas trabalha como assistente administrativa no Centro Obstétrico Leonor Barreto Franco, em Capela, há dois meses. No entanto, já teve contato com o Sistema Único de Saúde (SUS) bem antes. “No ano passado, me formei em Fonoaudiologia e meu trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido durante um ano na Oncologia do Huse. A gente via que muitas vezes o que o paciente precisa é só uma palavra de carinho”.
As vencedoras foram:
Alana Dantas Barros – Centro Obstétrico Leonor Barreto Franco – Capela
A mulher sempre fez toda a diferença. O clima organizacional fica mais leve, suave e belo; sem perder a eficiência e a eficácia tão necessárias em qualquer instituição, empresa ou sistema. No SUS não é diferente, ele é feito de mulheres como eu, que lutam para produzir saúde ao usuário, prestando um serviço com acolhimento, respeito e dedicação na esperança de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.
Márcia Cristina Calazans Machado – Hospital de Urgência de Sergipe – Aracaju
Porque, como mulher, valorizo o ser humano e prezo pela vida em todos os seus aspectos. Atuo com responsabilidade e amor na minha profissão, fortalecendo o vínculo com os colegas e pacientes, cumprindo meus deveres e fazendo valer os meus direitos como pessoa e mulher. Mostrando que, apesar da delicadeza e fragilidade, sou forte e determinada nas minhas ações.
Iza Conceição Leó do Prado Andrade – Sede – Aracaju
Faço a diferença quando meu trabalho diminui o sofrimento do usuário trazendo como resultado um cuidado humanizado.
Lisandra Machado Dantas – Sede – Aracaju
Porque sendo mulher, como muitas outras, somos necessárias e importantes para o equilíbrio de tudo. Capazes de dar vida, gerar harmonia, esperança e motivação. Tentamos passar essa bagagem de experiências de vida ao Sistema Único de Saúde, desenvolvendo ainda mais nosso potencial.
Rosa Lúcia Argolo Freitas Alves – Hospital de Urgência de Sergipe – Aracaju
Porque sou mulher sensível, solidária e trabalho no Huse há 23 anos, sempre que posso vou ao PS para verificar se tem alguém precisando de um ombro amigo.
Daniele de Oliveira Araújo – Hospital Pedro Garcia Moreno – Itabaiana
Porque dedico grande parte do meu tempo e do meu pensamento numa luta constante de melhoria à saúde. Meu maior objetivo é tratar dos meus pacientes com carinho, respeito e dedicação.
- Diretor da FHS recepciona vencedoras da campanha do Dia da Mulher – Fotos: Marcio Dantas/FHS