[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A consulta dos procedimentos realizados na Junta Comercial de Sergipe (Jucese), desde a abertura de empresas até sua baixa no sistema, além da requisição de processos pelos órgãos conveniados, já pode ser realizada por meio eletrônico e através de senhas pessoais. O serviço está disponível graças ao Sistema de Digitalização de Processos elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e implantado pelo Governo de Sergipe dentro do processo de modernização previsto para o órgão e que vem sendo realizado com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), ao qual a Jucese é vinculada.

De acordo com Lauro Vasconcelos, presidente da Junta Comercial, Sergipe foi segundo estado do país a disponibilizar o serviço, ficando atrás apenas da Bahia. “Esse processo melhorou significativamente a relação com as empresas conveniadas devido à grande demanda na solicitação de documentos e à demora na sua tramitação antes do serviço ser implantado, sem contar a necessidade de pessoal antes exigida para esse serviço”, disse. “Agora o acesso é direto e rápido pela internet”, reforçou. 

Segundo Eduardo Garcez, diretor de informática da Jucese, antes de serem digitalizados os processos passam por algumas fases. Após analisados e deferidos pelos vogais e entregues aos usuários, os documentos são preparados, seguem para o escaneamento, depois o controle da qualidade e por último para o arquivo do órgão. “Desde 2007 até hoje já estamos com todos os documentos digitalizados. Daquele ano até 1987, já finalizamos a digitalização dos documentos de empreendimentos individuais e até o ano de 1997 das firmas de sociedade limitada”, informou ao destacar que o trabalho vai prosseguir até a digitalização de todos os processos, que datam da abertura da Jucese, no ano de 1900. 

A fim de implantar o serviço em Sergipe, seis servidores, entre funcionários e estagiários do órgão, foram treinados e capacitados para a função. Também foram doados ao órgão, através do MDIC, equipamentos de informática apropriados para a atividade.

Central Fácil

Desde o dia 28 de junho, os empresários sergipanos contam com a praticidade de buscar em um único lugar os serviços de abertura e baixa de empresas, além de alterações nas já abertas e a legalização de seu funcionamento. Com a inauguração da Central Fácil, diversos órgãos estaduais e municipais, além da Receita Federal, estão reunidos em um único endereço, na rua Siriri, 751, Centro da capital. No local já estão em pleno funcionamento os serviços da Jucese, Prefeitura de Aracaju, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Receita Federal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.