[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Galeria de Artes Álvaro Santos recebeu um bom público na noite de ontem, dia 1º de abril, para prestigiar o lançamento do Dicionário da Província de Sergipe, uma publicação da editora da UFS – Universidade Federal de Sergipe -, que integra o seu programa de editoração anual. A organização da edição foi feita pelo professor Francisco José Alves, do Departamento de História da UFS, que foi auxiliado pelo também professor Itamar Freitas. O livro conta com o apoio da Fundação Oviêdo Teixeira e Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Cultural Cidade de Aracaju.
Estiveram presentes ao evento o diretor de Difusão Cultural da Funcaju, professor José Paulino da Silva, o ex-prefeito José Carlos Teixeira, o vice-reitor da UFS, Josué Modesto Subrinho, o vereador Antônio Samarone (PT), a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Maria Thétis Nunes, além de dezenas de professores universitários, estudantes de História e pesquisadores.
O livro reúne os verbetes relativos a Sergipe retirados do Dicionário do Império do Brasil, do pesquisador francês J.C.R. Milliet de Saint Adolphe, editado em Paris em 1845, e com uma segunda edição em 1860.
Segundo os organizadores do Dicionário, o volume editado reúne também dezenas de verbetes que tratam das vilas e cidades da então Província de Sergipe, incluindo descrições dos seus rios, acidentes geográficos, índios que povoavam a região, dentre outras informações.
“O livro oferece um rico painel do que era a Província de Sergipe nas primeiras décadas do século. É uma obra de consulta obrigatória para aqueles interessados no passado sergipano que conta, inclusive, com um índice de assuntos que possibilita ao consulente localizar com rapidez o tema do seu interesse”, disse o professor Francisco Alves.
Junto com o lançamento do Dicionário, na Álvaro Santos, ocorreu o encerramento da exposição fotográfica Aracaju de Outrora, organizada pela professora Naide Barboza, que integrou as comemorações alusivas aos 147 anos de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.