[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na próxima quinta-feira, dia 26, será comemorado o Dia Nacional do Surdo. Em Sergipe, para lembrar a data o Ipaese – Instituto de Apoio e Educação ao Surdo -, estará realizado o seminário SIM – Surdos Integrados ao Mundo – Quebrando o silêncio. O evento contará com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – e Semed – Secretaria Municipal de Educação -, e será realizado no auditório do Banese, a partir das 15 horas. Na oportunidade, vai ser lançado o Dicionário de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
O objetivo do seminário é difundir a importância dessa língua como principal ferramenta para o desenvolvimento, educação e comunicação para o surdo.
Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, estarão participando do evento a responsável pela Seção de Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, a pedagoga Fátima Diniz e a assistente social Luzia Maria Dantas Nascimento. A SMASC sempre participa de todos os eventos ligados aos portadores de necessidades especiais. “Nós temos um compromisso com os portadores, suas famílias e as instituições que trabalham com esse público no sentido de garantir que os seus direitos, respaldados em lei, sejam cumpridos”, diz Fátima Diniz.
Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Côrtes, a realização desse seminário mostra como a sociedade está sensível a esse assunto e suas causas. “A Libras é uma forma de mostrar à comunidade que existe uma outra maneira dos surdos se comunicarem e essa nova linguagem tem a possibilidade de integrá-los à sociedade”, afirma a secretária.
O seminário é destinado a professores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, profissionais da área de comunicação, pais e familiares dos surdos e demais pessoas que tenham interesse sobre o tema abordado.
O evento conta com a parceria e colaboração da Apada – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe -, Rosa Azul, Banese, Sebrae, Dupla Comunicação e Info Graphic’s.
A seguir a programação do SIM:
15 h – Abertura
15h30 – Palestra: A importância da Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos, com a professora da Universidade de São Paulo, Walkíria D. Raphael
17h30 – Apresentação dos corais da Ipaese, Apada e Rosa Azul
18h – Coquetel de lançamento do Dicionário Libras/Português/Inglês[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.