[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) elaboraram uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Turismo. Com o lançamento mundial da campanha de 2012, foi solicitado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) que todos os interventores do turismo façam um esforço para atingir a meta das Nações Unidas de conseguir energia sustentável para todos até 2030. No intuito de contribuir com essa campanha, a Setur e Emsetur elaboraram uma programação para ajudar na conscientização de todos que envolvem o setor turístico de Sergipe. A celebração acontecerá durante os dias 26, 27 e 28 e traz como tema Turismo e Energia Sustentável.
 
A programação inclui palestras envolvendo temas atuais importantes para o turismo, como oportunidades e negócios com a Copa 2014; Seminário Oportunidades Turísticas em Sergipe e a realização de uma mesa redonda para debater o tema Turismo e Energias Sustentáveis. Além do ciclo de temas que serão expostos durante a celebração do Dia Mundial do Turismo, haverá a realização de cicloturismo, visita guiada ao Parque Eólico da Barra dos Coqueiros e a grande premiação dos vencedores do I Festival Mesa de Buteco.
 
Para o secretário do Estado de Turismo em exercício, José Roberto Lima, mostrar as oportunidades turísticas de Sergipe em receber eventos importantes como a Copa de 2014, e estimular maior responsabilidade e competitividade para o setor é um dos objetivos deste ano da programação do Dia Mundial do Turismo. “É importante que todos envolvidos no turismo, dos governantes até as empresas e os próprios turistas entendam mais sobre as iniciativas de energia sustentável no setor turístico, debatendo o que mais deve ser feito, além de promover o uso de energia sustentável no turismo”.
 
Ações
 
O Turismo está liderando algumas das mais inovadoras iniciativas de energia sustentável do mundo. O crescimento da eficiência energética em aeronaves, a mudança para combustíveis renováveis para a aviação e linhas de cruzeiros, soluções de tecnologia de energia nos hotéis, bem como inúmeras outras iniciativas estão colocando o turismo na vanguarda da transformação de energia limpa.
 
Energia renovável e gratuita

Uma das grandes preocupações dos empresários ou investidores do setor hoteleiro é em relação à energia solar e se ela pode ser utilizada em todo o território nacional.
Segundo o Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol) da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), um hotel médio de 300 quartos gasta um valor estimativo de US$ 1,2 milhão por ano em energia.

O Dasol estima que cerca de 6,24%, de toda a energia produzida no Brasil é utilizada para aquecimento de água para banho e em empreendimentos hoteleiros, o aquecimento corresponde por cerca de 20% do consumo de energia elétrica e de até 40% do consumo global de recursos energéticos. Infelizmente no Brasil o investimento em sistemas de aquecimento solar instalado representa algo menor que 1% em empreendimentos hoteleiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.