[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na tarde de ontem, dia 5, os alunos da EMEF Manoel Bomfim deram continuidade às comemorações do Dia do Sagrado, iniciadas em 2 de junho. As atividades recreativas de cunho educacional estão sendo realizadas todos os dias, até hoje, dia 6. Nesse último dia, a celebração se estenderá até o período da noite, a partir das 21 horas, para os adultos que estudam na instituição.
A cada dia, duas turmas apresentam coreografias ou corais, ensaiados especialmente para a festa, e assistem a palestras e mensagens. Às 4h50, os alunos da 1a série apresentaram um coral, os alunos da 3a série um jogral e logo em seguida os da 6a série participaram de uma coreografia baseada na canção “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos.
Os professores e funcionários também participaram ativamente da celebração, recitando “As Palavras ao Nosso Senhor” para os demais ouvintes, além de terem presenciado a mensagem de paz feita pelo prof. Juraci Rabelo, através da “Leitura Bíblica”.
“O evento é muito importante por reunir toda a comunidade e movimentar a escola. Nós decidimos fazer pequenas apresentações todos os dias justamente para que todos podessem participar”, afirma a coordenadora pedagógica da EMEF Manoel Bomfim, Acácia Pereira Silva.
A EMEF Prof. Laonte Gama da Silva, com a sua comemoração do Dia do Sagrado, movimentou o bairro Santa Maria. Alunos, professores e funcionários participaram do evento. “O Dia do Sagrado é muito importante para o ensino religioso nas escolas municipais. Ele demonstra a organização de uma comemoração que não dá preferência a uma religião apenas, e sim a um ensino ecumênico”, declara a coordenadora pedagógica Genivalda Gonzaga. “O principal princípio desse evento é ensinar a religiosidade inerente ao ser humano, e não a catequese”, conclui.
Todas as religiões são convidadas a participar do evento. Hoje, a mensagem de abertura foi feita pelo prof. de ensino religioso, Everaldo Lira Fernandes, baseada num texto de apresentação de Dom Helder Câmara. O pastor José Carlos dos Santos, da Igreja Batista, fez a mensagem seguinte.
A participação dos alunos se deu com a apresentação de coreografias; uma baseada na canção “Anjos de Deus”, de padre Marcelo, dos alunos da 4a série e a outra, na música “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, feita pelos alunos da 5a série. As alunas da 6a série, Maria Cleide Barbosa, Itanamara Mota Andrade, Maria Edvania Ventura, Flávia Dias e Letícia Andrade fizeram a leitura da oração católica “Pai Nosso”. “Ela foi escolhida por ser uma oração que ajuda muito a gente a falar com Deus”, diz Edvania Ventura, e “ela mostra o que a gente sente por Deus e o que significa o Pai Nosso pra gente”, acrescenta Maria Cleide Barbosa.
Para reunir toda a escola na platéia, o Grupo Jacum, da comunidade do Santa Maria, fez uma apresentação artística, seguida da mensagem final e do canto final “O Amo (com o abraço da paz)”.
“É bom ensinar às crianças que as pessoas precisam de uma referência de ser superior para orientar a vida delas. Mas outras coisas também são ensinadas a elas nesse evento, como os princípios da solidariedade, do respeito humano, da convivência social e familiar, para que elas entendam melhor a estrutura familiar deles. Enfim, é para a orientação da vida social de forma geral”, conclui a coordenadora pedagógica, Genivalda Gonzaga.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.