Dia do motociclista é comemorado pela categoria com bons resultados da campanha ´A vida vale mais´
De acordo com o chefe de Núcleo de Fiscalização da SMTT, Aroldo Cardoso, é preciso que os motociclistas se conscientizem da necessidade de respeito ao trânsito. “Os motociclistas estão mais vulneráveis ao trânsito, pois precisam do equilíbrio para se manter em pé. No caso de uma colisão simples, por exemplo, pode vir uma escoriação, uma fratura ou até mesmo uma situação mais grave. Alguns condutores fazem invasão de sinal, cortam pelas calçadas, colocando suas próprias vidas em situação de risco”, comentou, acrescentando otimista que, com a campanha ´A vida vale mais´, em breve os números de acidentes irão diminuir.
Ainda conforme Aroldo, um dos motivos para o alto índice de acidentes com motociclistas diz respeito ao chamado ´costurar no trânsito´. “Alguns deles trabalham com moto-entrega e recebem por entrega feita. Assim, com o intuito de ganhar tempo, deixam a prudência de lado e costuram o trânsito para chegar logo ao local de destino. Por esse motivo, os acidentes envolvendo motociclistas são constantes”, afirma o chefe de fiscalização.
O condutor de moto Carlos Negri de Oliveira também concorda com o risco de se costurar no trânsito. “Costurar no trânsito é um perigo constante. Os motociclistas precisam ser mais conscientes, pois quando costuram colocam às suas vidas em situação de risco. Eu procuro ser o mais coerente; quando me aproximo do sinal, não saio costurando para ficar na frente e assim chegar logo no trabalho”, diz.
Para o motociclista David Lopes Campos, é preciso que haja responsabilidade ao pilotar uma moto, pois ela não é brinquedo. “Muitos motoqueiros não se conscientizaram ainda de que a moto é um meio muito perigoso, que não tem a mesma segurança que o carro. É importante que se tenha disciplina no trânsito; apesar de Aracaju ser uma cidade pequena, os riscos de acidentes são os mesmos que em uma cidade como Salvador. Graças a Deus que a Prefeitura começou a organizar o trânsito na capital. Estávamos precisando dessas medidas de segurança”, coloca.
As novas normas de uso do capacete entrarão em vigor a partir do próximo mês. O código pede a utilização de adesivo reflexivo – para poder refletir a luz; o uso de óculos adequado, ou até mesmo um óculos que tenha uma fita elástica para prender bem o rosto e que seja transparente; além de andar sempre com o farol ligado, mesmo no horário da manhã, já que alguns condutores de veículos não enxergam os motociclistas.
No final do não passado, a Escolinha de Trânsito da SMTT ofereceu curso de capacitação gratuito para cerca de 700 motociclistas que trabalham com frete. Dentro da pauta eles aprenderam sobre direção defensiva, relacionamento interpessoal, legislação de trânsito, primeiros socorros, uso de equipamentos de segurança, entre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]