Dia do Meio Ambiente: troca de lixo reciclável por plantas ornamentais
De acordo com a assessora de planejamento da Emsurb, Célia Bastos, “em 2005 a Emsurb disponibilizou 800 mudas para troca, conseguimos recolher durante a campanha 600 Kg de lixo, além das 42,32 toneladas na limpeza que se estendeu do Mirante até o restaurante Miguel. Para esse ano, estamos destinando 1.200 espécies, para que todos saíam satisfeitos, é uma forma de presentear à população, levando verde para casa”, informa Célia Bastos.
Com a frase “Adote o meio ambiente reclice o lixo”, a Emsurb estima que um grande número de pessoas compareça, incentivando e demonstrando a preocupação em preservar o meio ambiente, e reaproveitar o lixo.
“A população precisa aprender a preservar de forma correta. A separação do lixo que pode ser reaproveitado, como o plástico, vidro, papel, entre outros devem ser colocados em sacolas diferentes do lixo comum. É importante que as pessoas continuem trocando o lixo, pois a troca garante mão de obra para ex-catadores de papelão e gera renda, o que muitas vezes chega a ser a única da família”, comenta a Célia.
Para Lúcia Alves, que todos os anos participa da campanha, esse trabalho é muito interessante. “Todos que passarem por aqui podem colaborar, fazendo a troca do lixo pelas plantas. É rápido e simples”, comenta a comerciária.
Reciclagem
A reciclagem de lixo ajuda na preservação da natureza e no equilíbrio do meio ambiente, além de gerar renda e ocupação para milhares de pessoas. Quando uma tonelada de papel é reclicada, entre 10 e 20 árvores são poupadas na natureza. Uma tonelada de aço reciclada representa uma economia de 1.140Kg de minério de ferro, 154Kg de carvão e 18Kg de cal. O vidro usado, que é descartado no meio ambiente, pode levar até quatro mil anos para se decompor, enquanto o plástico, outros 100 anos para ser totalmente decomposto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Dia do Meio Ambiente: troca de lixo reciclável por plantas ornamentais – Fotos: Márcio Garcez