Dia do Jovem é comemorado na Unidade de Saúde Onésimo Pinto
A iniciativa de convidar o grupo partiu da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e contou com o apoio das escolas do bairro Bugio. De acordo com a assistente social da unidade, Leila Garcez, a escolha do tema se deu pela constatação do alto índice de DST´s e gravidez entre as adolescentes da comunidade. “Entendemos que a unidade de saúde também cumpre uma função educativa e preventiva”.
Ainda segundo ela, ações como essas superam a idéia de que a unidade é apenas responsável pelo cuidado da doença. “Integrar a comunidade junto a USF significa promover o exercício da cidadania, pois a população passa a se conscientizar de seus deveres e direitos quanto aos serviços de saúde”.
Além dos usuários da USF Onésimo Pinto e dos estudantes do bairro, a apresentação também foi prestigiada pelos jovens assistidos pelo Projeto Recriando Caminhos, da ong Missão Criança. A adolescente de 14 anos, Edissea Maria dos Santos, afirma ter adorado a forma como o grupo abordou os temas DST e Aids. “Me diverti aprendendo que é importante se prevenir e ir sempre ao médico”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]