[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dança, alegria e folclore. Esses foram os ingredientes principais da visita que os cerca de 90 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Profª. Maria Carlota de Melo e José Carlos Teixeira fizeram ao Centro de Criatividade, na tarde de ontem, quarta-feira, em comemoração ao Dia do Folclore.

Os alunos que visitaram a Mostra Cultural Popular fazem parte do projeto AABB Comunidade – uma parceira da Fundação Banco do Brasil, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que tem como objetivo a inclusão social através da complementação educacional em espaços diferenciados.

Durante toda a tarde, os alunos puderam conhecer um pouco das manifestações culturais do Estado, através de palestra e da exposição que estava acontecendo no Centro de Criatividade. No auditório, os alunos ouviram atentamente a fala de Edmar Santos, filho do saudoso Mestre Euclides, que falou sobre a sua banda de pífano e de várias danças existente em Sergipe, como a taieira e o reisado.

“Estou muito empolgado com a visita desses 90 alunos. É gratificante presenciar essa criançada interessada no folclore. Está de parabéns a Secretaria da Educação, por incentivar essas crianças e os professores a conhecerem um pouco da cultura sergipana. É importante que esse incentivo continue durante todo o ano e não somente no Dia do Folclore”, disse Edmar.

Durante a apresentação das danças típicas, as crianças puderam dançar juntamente com seus professores. “Na segunda-feira, trouxemos os alunos da Emef Elias Montalvão e Tenisson Ribeiro e fiquei com pena de levá-los embora tamanha a empolgação deles. Hoje (quarta-feira), pelo que estou vendo, vai ser difícil tirar a criançada daqui”, disse a Coordenadora Administrativa do Projeto AABB Comunidade, Ana Zilda Ribeiro da Silva.

Um dos mais empolgados durante as apresentações das danças foi o aluno Luís Antônio dos Santos, 13 anos, do 5º ano da Emef. José Carlos Teixeira. “Estou gostando muito de ter vindo aqui pra aprender um pouco da cultura sergipana. Não sabia que ia ser tão animado, estou conhecendo coisas que nem sabia que existia”, disse.

Teatro

Cerca de 110 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado, também tiveram uma tarde diferenciada. Assistiram a uma peça teatral que teve como tema principal a preservação do meio ambiente, que faz parte do Projeto Cenário Sergipano, em comemoração ao Dia do Folclore, promovido pelo SESC/Siqueira Campos.

O espetáculo infantil `Mundo Lindo´ foi encenado pela Companhia Brefaia de Teatro e chamou a atenção dos alunos pela forma inteligente e descontraída de passar e alertar a todos sobre a importância de preservar o meio ambiente. Todos os alunos assistiram atentamente a apresentação do teatro de bonecos.

“Já desenvolvemos um trabalho sobre a preservação do meio ambiente em nossa escola e a vinda até aqui teve o intuito dos alunos poderem assistir uma peça muito importante para o aprendizado deles e para a preservação do meio ambiente”, falou a professora Dejanira Neves Matos, coordenadora geral da Emef Maria Clara Machado.

Segundo ela, assistir a peça foi uma importante iniciativa para que as crianças se integrem cada vez mais à comunidade de uma forma consciente. “Essa tarde vai fazer com que eles, de uma forma alegre e através de coisas interessantes, como o teatro de bonecos, possam entender algo tão sério como o meio ambiente”, finalizou Dejanira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.